3. Finanças
  4. Taxa de coleta de lixo e IPTU podem ser pagos com 100% de desconto nos juros e multas
Taxa de coleta de lixo e IPTU podem ser pagos com 100% de desconto nos juros e multas Autor: Arquivo - Agência Santarém

Dannie Oliveira
Condição é válida para débitos vencidos até 31 de dezembro de 2022 e integra negociações pelo Prorefis.

Matéria atualizada

Contribuintes em débito com a Prefeitura de Santarém estão tendo uma oportunidade única para negociar dívidas em atraso com o poder público. Com o Prorefis - Programa de Recuperação de Créditos Municipais é possível realizar o pagamento da taxa da coleta de lixo, IPTU, ISSQN, Alvará de localização e funcionamento e ainda multas de natureza não tributária com descontos de até 100% nos juros e multas ou ainda parcelado em até 20 vezes.

O programa foi lançado no mês de julho e o prazo para aderir continua até 31 de outubro. As condições de negociação se aplicam aos débitos vencidos até o dia 31 de dezembro de 2022 e são válidas para contribuintes pessoa física e jurídica.

As dívidas podem ser pagas em parcela única ou em 20 parcelas mensais, sem juros de mora, multas e penalidades tributárias. Confira as condições:

- 100% (cem por cento) para pagamento em parcela única;

- 95% (noventa e cinco por cento), quando a liquidação ocorrer em até (05) parcelas;

- 90% (noventa por cento), quando a liquidação ocorrer em até 08 (oito) parcelas;

- 80% (oitenta por cento), quando a liquidação ocorrer em até 20 (vinte) parcelas.

Para aderir ao Prorefis, o contribuinte deve acessar o Portal de Serviços no site da Prefeitura de Santarém (santarem.pa.gov.br) e selecionar o débito que quer negociar, sendo que essa opção é válida somente para liquidação em parcela única. No caso de pagamento parcelado, a negociação deve ser feita presencialmente na Procuradoria Fiscal do Município, situada na Rua Rosa Vermelha, nº 703, Aeroporto Velho, no horário das 08h às 14h.