3. Finanças
  4. Prefeitura prorroga Prorefis 2023 e mantém descontos em débitos atrasados
Prefeitura prorroga Prorefis 2023 e mantém descontos em débitos atrasados Autor: Arquivo - Agência Santarém

Prefeitura prorroga Prorefis 2023 e mantém descontos em débitos atrasados

Dannie Oliveira
Contribuintes podem aderir ao programa de negociação de dívidas até 30 de novembro.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), anunciou nesta terça-feira (31), a prorrogação do Programa de Recuperação de Créditos Municipais – Prorefis, que encerraria hoje. Dessa forma, os contribuintes têm até o próximo dia 30 de novembro para negociar débitos em atraso.

As condições de negociação com descontos especiais aplicam-se aos débitos vencidos até o dia 31 de dezembro de 2022 e são válidas para contribuintes pessoa física e jurídica. Através do Prorefis podem ser negociados dívidas relativas ao: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), taxa de coleta de lixo, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), multas de natureza não tributária e taxa de Alvará de Localização e Funcionamento.

Os débitos podem ser pagos em cota única ou em até 20 parcelas mensais e sucessivas, sem juros de mora, multas e penalidades tributárias em até:

- 100% (cem por cento), quando a liquidação ocorrer em parcela única;

- 95% (noventa e cinco por cento), quando a liquidação ocorrer em até (05) parcelas;

- 90% (noventa por cento), quando a liquidação ocorrer em até 08 (oito) parcelas;

- 80% (oitenta por cento), quando a liquidação ocorrer em até 20 (vinte) parcelas.

Para aderir ao programa, o contribuinte deve acessar o Portal de Serviços no site da Prefeitura de Santarém (santarem.pa.gov.br) e selecionar o débito que quer negociar, sendo essa opção válida para a liquidação em parcela única. No caso de pagamento parcelado, a negociação deve ser feita presencialmente na Procuradoria Fiscal do Município, situada na Rua Rosa Vermelha, nº 703, Aeroporto Velho, no horário das 08h às 14h.

"Alertamos aos contribuintes que aproveitem a oportunidade e quitem suas dívidas com a Prefeitura de Santarém. A lei que criou o Prorefis 2023 só permite uma única prorrogação de prazo, portanto o prazo final para os benefícios de descontos em juros e multas vai até 30 de novembro", destacou a secretária de Finanças, Josilene Pinto.