3. Finanças
  4. Prefeitura lança novo portal de serviços
Prefeitura lança novo portal de serviços Autor: Agência Santarém

Prefeitura lança novo portal de serviços

Dannie Oliveira
Reestruturação visa facilitar o acesso dos contribuintes físicos e jurídicos.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), lançou nesta semana, o novo portal de serviços. O ambiente virtual foi reestruturado e as mudanças devem dar celeridade as várias demandas atendidas pela pasta, sendo um passo no compromisso de simplificação e melhoria do relacionamento com o cidadão.

Entre as novidades está a tela de serviços classificados agora por temas e grupos. A partir do novo portal, a Sefin espera que um maior número de pessoas possam a utilizar os serviços on-line, percebendo como é muito mais dinâmico solicitar as demandas pela internet, em qualquer horário, pelo celular ou computador.

"Ao utilizar o portal de serviços o cidadão economiza tempo e gastos com deslocamento para o atendimento presencial. O novo portal além de fácil uso, visa dar celeridade às solicitações feitas à Sefin. O governo tem buscado oferecer os melhores serviços aos santarenos, sem burocracia e com mais eficiência. Como exemplo temos a aba específica para acesso de informações do IPTU, onde em um único acesso, o contribuinte pode emitir a Ficha Cadastral do Imóvel para verificar se todas as suas informações estão corretas e atualizadas, assim como também fazer consulta de possíveis débitos de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo", destacou a titular da Sefin, Josilene Pinto.

O portal de serviços foi reestruturado atendendo as especificações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018 que visa proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade. Mais do que proporcionar segurança e praticidade aos usuários, o portal abrange uma ampla variedade de serviços oferecidos pela Sefin.

O portal de serviços está hospedado em www.santarem.pa.gov.br e pode ser acessado na página inicial pelo banner “Portal de Serviços”.