A Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), prossegue com o treinamento de servidores da nova plataforma digital contábil. Trata-se do sistema Fiorilli que tem a proposta de executar a contabilidade pública integrada. Atividades são realizadas nas seções do Núcleo de Administração de Finanças (NAF) da estrutura organizacional municipal. Na manhã desta quarta-feira (08/01), a capacitação foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A secretária Municipal de Finanças Josilene Pinto ressalta a importância das melhorias com o novo sistema: “A funcionalidade desta plataforma digital na estratégia integrada dos setores do Naf resultará maior agilidade nos serviços junto ao Tribunal de Contas dos Municípios [TCM], a Secretaria do Tesouro Nacional [STN] e a sociedade em geral. E ainda o aumento do nível de transparência relacionada a rapidez que as demandas serão concluídas nos departamentos interligados”, disse.
Segundo o técnico da empresa Bytecap Wendel Lima, responsável pela capacitação nas Secretarias, o primeiro momento é a apresentação da plataforma aos servidores e cadastramento de senhas. Na sequência os treinamentos mais específicos por setores, de compras, licitações, contabilidade e demais unidades do Naf.
"Capacitados nessa integração de serviços, o servidor terá muito mais controle. Principalmente quanto a agilidade aos secretários municipais, quando solicitarem algum levantamento como saldo, empenho e pagamento “, explicou.
Para a auxiliar administrativo de contabilidade do Naf da Semsa, Derlane Almeida, é motivador a capacitação para melhorar o despenho das atividades. “É um período novo de gestão pública, e a implantação de melhorias na atualização das ferramentas de trabalho, torna-se importantíssimo o treinamento. Requer atenção às informações técnicas para que possamos executar com maior precisão nossas atividades”, enfatizou.
A empresa Bytecap é representante do sistema Fiorilli que tem a administração do Sistema de Contabilidade Pública Integrado (SCPI) no oeste do Pará e abrangência no Estado do Amapá.
Os treinamentos iniciaram na segunda-feira (06/01) no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), em explicação geral do SCPI na presença do prefeito José Maria Tapajós, secretários municipais e servidores dos Núcleos de Administração de Finanças.