3. Finanças
  4. Aproximadamente 500 moradores são beneficiados em ação da Prefeitura no Residencial Salvação
Aproximadamente 500 moradores são beneficiados em ação da Prefeitura no Residencial Salvação Autor: Ascom Sefin

Dannie Oliveira
Primeira etapa da campanha de atualização do IPTU ofertou serviços e levou informações.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Finanças, vem buscando facilitar o acesso da população a serviços primordiais para o cidadão. Dessa forma, moradores do Residencial Salvação, na zona Oeste de Santarém, tiveram a oportunidade de receber, na própria comunidade, durante os dias 16 e 17 de março, ações que são ofertadas diariamente nos Núcleos de Cadastro Imobiliário e de Atendimento ao Contribuinte, através da 1ª etapa da campanha de atualização do IPTU.

A iniciativa realizou cerca de 500 atendimentos em dois dias de atividades centralizadas na Igreja Cristo Salvador. Residentes do bairro, puderam dispor de serviços como: emissão e consulta de boletos de IPTU, taxa de coleta de lixo e isenção. Outra demanda bastante procurada foi a de transferência de titularidade de imóvel do nome do Fundo de Arrendamento Residencial – FAR para os atuais proprietários contemplados no Programa 'Minha Casa, Minha Vida', conforme explicou o chefe do Núcleo de Cadastro Imobiliário, Amauri Aguiar.

Residencial Salvação: iniciativa da Prefeitura realizou cerca de 500 atendimentos.

“A ação no Residencial Salvação foi importante, não somente por se conseguir fazer as transferências de titularidade do antigo dono dos imóveis, que era o FAR, para os contemplados, mas, também, para despertar na população a importância de eles terem o imóvel em seu nome. Com toda certeza essa ação vai repercutir dentro do residencial e mais pessoas irão procurar o Núcleo de Cadastro Imobiliário para atualizar seus dados. A campanha, também, levou esclarecimentos à população sobre a taxa da coleta de lixo que foi desmembrada do IPTU. Fechamos com chave de ouro essa primeira etapa e em breve serão realizadas outras. Sempre que houver necessidade, a Sefin irá até os bairros”.

O cadastro imobiliário atualizado é importante e mais do que ajudar a identificar os imóveis é uma garantia dos direitos dos moradores. A participação da comunidade foi fundamental para o sucesso da campanha, que na próxima semana contemplará a Vila Balneária de Alter do Chão, também, em atividade realizada em dois dias, sendo o ponto de apoio no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). A secretária de Finanças, Josilene Pinto, enfatizou que a Prefeitura de Santarém tem buscado facilitar o acesso do contribuinte aos serviços ofertados pela pasta.

Campanha, também, levou esclarecimentos sobre a taxa da coleta do lixo.

"A Sefin tem buscado cada vez mais facilitar o atendimento ao contribuinte, principalmente, com acesso a serviços importantes como a atualização de cadastro imobiliário e emissão de boletos. Estamos abrindo caminho para aprimorarmos a implementação das políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população de Santarém".