3. Finanças
  4. Conheça os projetos vencedores do 3º Prêmio Municipal de Educação Fiscal
Conheça os projetos vencedores do 3º Prêmio Municipal de Educação Fiscal Autor: Agência Santarém

Conheça os projetos vencedores do 3º Prêmio Municipal de Educação Fiscal

Dannie Oliveira
Projetos inscritos foram avaliados quanto a critérios como inovação, criatividade, sustentabilidade e beneficiários diretos e indiretos da ação

O Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef) de Santarém celebrou, em uma cerimônia emocionante, o encerramento do 3º Prêmio Municipal de Educação Fiscal. O evento contou com a presença de membros do Gmef, escolas participantes, autoridades e convidados, em um momento festivo que destacou os esforços e conquistas notáveis das práticas de cidadania na região.

VENCEDORES POR CATEGORIA

Instituição

Vencedora: Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém – Coopafs

Projeto: "Educação Fiscal no contexto cooperativista"

Coordenadora: Profa. Lucilene Sousa

Campeã: Cemei Raimundo Barbosa Pacheco

Projeto: "Pequenos diamantes em ação: construindo saberes sociais e culturais para a geração do amanhã através da Educação Fiscal de Santarém/PA"

Coordenadora: Profa. Daniele Duarte

Campeã: Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental São Pedro

Projeto: "Músicas e rimas que embalam meu Quilombo, fortalecendo a cidadania e a cultura quilombola"

Coordenadora: Profa. Herivete Silva

2º Lugar: Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotary

Projeto: "Exercendo o controle social do Programa PNAE na Escola Rotary"

Coordenadores: Profa. Sandra Mônica Sousa e Prof. Jaime Costa

3º Lugar: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Rosilda Wanghon

Projeto: "Educação Fiscal: pequenos aprendizes, grandes cidadãos."

Coordenador: Prof. Marivaldo Sousa

“O Prêmio Municipal de Educação Fiscal é uma forma de incentivar e reconhecer todo o trabalho de gestores e diretores de instituições de Santarém voltados a disseminação de práticas de educação fiscal em seus ambientes. Somos gratos a todos os projetos participantes dessa nova edição e aos educadores pelo empenho e dedicação que resultaram no sucesso das iniciativas inscritas”, ressaltou a secretária de Finanças e coordenadora do GMEF/San, Josilene Pinto.

Esse ano na categoria escola, 30 educandários participaram, sendo 12 escolas da região de planalto, 14 da área urbana, 2 da região de rios e 2 de educação infantil. Já na categoria instituição, uma universidade e uma cooperativa integraram os projetos inscritos. Os projetos participantes abordaram uma variedade de temas cruciais, como água, manutenção e preservação do patrimônio público, sustentabilidade, reciclagem, cidadania, musicalidade, saneamento básico, cultura e inclusão social.

“As escolas que trabalham a educação fiscal fazem isso no dia a dia com excelência. A gente percebe a diferença nos nossos alunos, uma maior consciência fiscal. Hoje temos trabalhado o tema até mesmo na educação infantil, nas nossas Cemeis e Umeis. Quando começamos a falar da educação fiscal para as crianças, ela já crescem conscientes. Só temos de agradecer e parabenizar a todos os participantes”, declarou a secretária municipal de Educação, Maria José Maia.

Os projetos inscritos foram avaliados por uma equipe composta por servidores federais, auditores fiscais estaduais, técnico da Receita Municipal e contadores, todos colaboradores do Gmef/SAN. A análise considerou critérios como inovação e criatividade, sustentabilidade, publicações, relatórios de acompanhamento da iniciativa e beneficiários diretos e indiretos da ação.

Criado em 2006, o Programa de Educação Fiscal no Município de Santarém vem beneficiando ao longo dos anos, milhares de pessoas entre estudantes, professores, servidores públicos e a sociedade civil como um todo, que são contemplados com as ações educativas, culturais e de mobilização social.

A Prefeitura de Santarém através da Secretarias Municipais de Finanças (SEFIN) e de Educação (SEMED), integram o Grupo Municipal de Educação Fiscal juntamente com a Receita Federal, Secretaria de Fazenda e 5º Unidade Regional de Ensino.

“Santarém é o município que mais tem se destacado no estado do Pará e na região Norte com esse tema da educação fiscal. Somos referência a nível nacional tendo vencido várias premiações. Esse engajamento, esse envolvimento das escolas, pais e professores têm sido fundamentais para formar o futuro cidadão, que aprende sobre a importância dos tributos, onde está sendo arrecadado, onde está sendo investido. Os alunos passam a ser um cuidador com o patrimônio público” finalizou o prefeito Nélio Aguiar.