1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Quadrilhas Tradicionais dão o tom na 2ª noite do 49º Festival Folclórico de Santarém
Quadrilhas Tradicionais dão o tom na 2ª noite do 49º Festival Folclórico de Santarém Autor: Rony Aires

Quadrilhas Tradicionais dão o tom na 2ª noite do 49º Festival Folclórico de Santarém

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
Tradição, cultura e fé animaram o público presente na Arena do Parque da Cidade

A segunda noite do 49º Festival Folclórico de Santarém foi marcada pelo brilho e pela tradição das quadrilhas juninas. Cinco agremiações da categoria Quadrilha Junina Tradicional encantaram o público, mantendo vivas as raízes dessa manifestação cultural, com passos clássicos como Balancê, Serrote, Maresia, Grande Roda e Túnel,  sempre preservando a essência do estilo.

As apresentações começaram com a participação especial da Tradicional Junina Meu Chamego, que aqueceu o público e preparou o clima para as disputas. Em seguida, a arena recebeu as cinco juninas concorrentes da noite.

A primeira a se apresentar foi a Junina Tradicional Flor do Pará, que trouxe a típica celebração do casamento caipira. A entrada triunfal dos noivos, acompanhados pelo padre e pelos pais da noiva, emocionou a plateia ao som de Nem Se Despediu de Mim, de Luiz Gonzaga. Em clima de festa, os casais desfilaram a tradicional valsa, formaram túnel, serrote e o famoso “caminho da roça”, com direito a brincadeiras, interação e à presença do Rei e da Rainha do Milho.

Na sequência, a Junina Tradicional Estrela Dalva apresentou um espetáculo repleto de beleza e valorização das raízes juninas, levando à arena a simplicidade e o encanto da cultura popular.

A terceira apresentação foi da Junina Coração Paraense, que trouxe leveza, cor e alegria. O enredo começou com uma cena de devoção a Nossa Senhora e destacou também a imagem de Santo Antônio, santo tradicionalmente celebrado nas festas juninas.

A penúltima apresentação foi da Junina Trevo do Amor, que celebrou fé e tradição com a história de um pedido fervoroso a Santo Antônio, atendido com um casamento caipira vibrante e cheio de animação.

Encerrando a noite com inovação, a Junina 5 Aros apresentou o tema “1% de Chance, 99% de Fé”. Com repertório musical autoral, a agremiação homenageou Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Santarém, e sua fundadora, Fátima Silva — sem perder o toque tradicional.

O 49º Festival Folclórico de Santarém segue até o próximo domingo (10), com apresentações de 38 grupos nas categorias Quadrilha Tradicional, Quadrilha Humorística, Quadrilha Estilizada e Carimbó.

"As apresentações da categoria Quadrilha Tradicional emocionaram o público e mostraram que Santarém preserva, com orgulho, a essência das festas juninas. Cada grupo trouxe para a arena não apenas coreografias, mas histórias e memórias que mantêm viva a identidade cultural da nossa cidade", enfatizou a titular da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Priscila Castro.

O evento é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com a Comissão do Festival Folclórico de Santarém, com apoio das secretarias e coordenações municipais e suporte dos órgãos de segurança.

 

Mais fotos: 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.