1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. 35ª Mostra de Teatro de Santarém é aberta com Sarau Cênico-Cultural na Casa da Cultura
35ª Mostra de Teatro de Santarém é aberta com Sarau Cênico-Cultural na Casa da Cultura Autor: Rony Aires

35ª Mostra de Teatro de Santarém é aberta com Sarau Cênico-Cultural na Casa da Cultura

Weldon Luciano
Publicado em - Atualizado
Evento é marcado pela emoção, pela diversidade artística e pelo reencontro entre gerações do teatro santareno.

A 35ª Mostra de Teatro de Santarém foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (24), na área externa do Complexo da Casa da Cultura, em um evento marcado pela emoção, pela diversidade artística e pelo reencontro entre gerações do teatro santareno.

O Sarau Cênico-Cultural reuniu artistas de diferentes linguagens, teatro, música, poesia e performance, em uma grande celebração da arte amazônica. A atividade marcou o início oficial da Mostra, em um clima de partilha e pertencimento.

Realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e pela Associação Cultural dos Artistas, Produtores e Técnicos das Artes Cênicas do Tapajós (Atas), a Mostra deste ano traz o tema “Arte, Meio Ambiente e Clima” e o lema “Nossa ancestralidade em cena”, homenageando o ator, professor e historiador Alenilson Ribeiro, figura essencial na história do teatro santareno e referência na formação de novas gerações.

“É um espaço de resistência e de afirmação da nossa identidade cultural. Celebramos 35 anos de uma trajetória que mistura arte, memória e luta coletiva. É o teatro cumprindo o seu papel social e mantendo viva a chama da criação na Amazônia”, destacou Mourrambert Flexa, representante da ATAS.

A programação segue neste sábado (25), com o espetáculo “Destinos e 1 Palco”, do Grupo Faces, apresentado na Casa da Cultura. Até o dia 1º de novembro, a Mostra levará arte a diversos espaços da cidade, entre eles o Theatro Victória, o Porão Cultural, o Quilombo do Bom Jardim, a Casa da Mestra Odete, a Associação de Moradores do Residencial Salvação e escolas da periferia, como Sofia Imbiriba e Romana Leal.

“A Mostra reafirma o compromisso de Santarém com a arte e com os artistas. É um evento que valoriza a produção local, dá visibilidade à nossa ancestralidade e dialoga com temas urgentes, como o meio ambiente e o clima. É um orgulho ver nossa cidade pulsando cultura em cada canto”, afirmou Priscila Castro, secretária municipal de Cultura.

A Programação segue até o dia 1º de novembro em uma semana de intensa programação cultural e reafirmando o teatro como ferramenta de educação, pertencimento e transformação social.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.