Durante uma semana, 17 mulheres e 1 homem usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República foram capacitados no curso de Cultivo e Produção de Hortas, ofertado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O encerramento do curso aconteceu na tarde de sexta-feira (10), já dando resultados com mudas brotando nos canteiros. O colorido das garrafas pets ao lado de cada canteiro e as sementes crescendo mostrou que foi realmente uma excelente oportunidade para plantar esperança na vida de cada participante.
“É a segunda vez que estamos realizando essa parceria. Foi uma experiência muito legal. Esse encontro foi para juntar as mulheres, ouvir suas histórias e as ajudar. Foi um momento fitoterapeutico onde foi ensinado as técnicas do cultivo de defensivos naturais, importância econômica, técnicas para trabalhar com as plantas e hortaliças, e para ter uma alimentação sem agrotóxico, tudo para ter alimentação natural e poder até comercializar", detalhou Adervânia Prado, engenheira agrícola do Senar.
“Sempre com sorriso no rosto, dedicação e entusiasmo elas concluíram o curso. Não aprenderam somente a prática, mas a teoria também. Durante esta semana de curso pude perceber que nosso objetivo de incentivar as famílias usuárias do Cras a exercitarem o trabalho com a horta e melhorarem a qualidade da alimentação aconteceu de forma positiva", observou a coordenadora Jaciara Simões.
A senhora Maria da Saúde lembrou que já aprendeu muita coisa no Cras e que já vive da produção do artesanato e agora aprendeu mais uma atividade importante. “Esse curso foi muito bom, porque além de aprender a plantar e colher, nós aprendemos a manter a nossa planta, pois aprendemos os defensivos para combater as pragas, então foi muito bom pra nós e principalmente a interação entre a gente", contou a participante.
A Secretária de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana ficou muito encantada com o resultado tão rápido do curso. “Houve uma troca nesses dias, entre a engenheira, os participantes e a equipe do Cras. Foi momento de sorrir, desabafar, trocar experiências, de aprendizagem. Uma atividade fundamental que teve o objetivo de mostrar novas possibilidades de geração de renda, terapia e uma alimentação saudável.”