3. Assistência Social
  4. Usuários do Cras Santarenzinho participam de curso de hortaliças folhosas
Usuários do Cras Santarenzinho participam de curso de hortaliças folhosas Autor: Agência Santarém

Usuários do Cras Santarenzinho participam de curso de hortaliças folhosas

Geisa de Oliveira
.

Com objetivo de orientar sobre o cultivo e produção de horta sem agrotóxico e contribuir com a geração de renda, aproximadamente 20 usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santarenzinho,  participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às famílias (PAIF), Grupo de Mulheres e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da pessoa idosa, participaram do curso de produção de hortaliças.

O curso foi ministrado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), pela instrutora Adervania Socorro. Na ocasião, foram repassadas técnicas de como plantar, colher e utilizar de forma saudável as hortaliças.

“Quando essas técnicas são utilizadas de forma adequada elas podem ajudar as famílias. Então, esse foi o objetivo, para que todos tenham aprendizado de forma sustentável, que possam aplicar no seu dia a dia, tanto para consumir de uma forma saudável, quanto para vender e conseguir melhorar a renda", disse a instrutora.

Ana Raimunda Damasceno e Elizabeth Martins França estavam entre as participantes do curso.

“Eu fiz um canteiro da forma que aprendemos, já estou colhendo e vendendo. Só temos a agradecer ao Cras que sempre nos ensina as coisas que precisamos", contou Ana Raimunda.

“Eu aprendi como semear as sementes, eu não tinha experiência, através do curso eu aprendi, foi um grande aprendizado, e também os produtos que eu não tinha conhecimento, isso pra mim foi um grande aprendizado", confidenciou Elizabeth.

O coordenador do Cras Santarezninho, Aguinaldo Sanches, destacou que o curso alcançou o principal objetivo. “Ofertamos as técnicas para que o plantio fosse ensinado de forma correta, além de termos um alimento saudável sem agrotóxico, ele também serviu como geração de renda para essas famílias acompanhadas pelo Cras. Hoje já temos pessoas que participaram do curso e já estão com plantio em casa, fizeram seus canteiros em locais pequenos e já estão vendendo e consumindo suas produções", destacou o coordenador.

“Esse sem dúvidas é um dos nossos principais objetivos, possibilitar que os nossos usuários em situação de vulnerabilidade social possam ter uma alimentação de qualidade e principalmente conseguir melhorar a renda familiar. Agradecemos a parceria com o Senar que repassou técnicas importantes para que essas famílias pudessem ter uma oportunidade de mudança", avaliou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.