1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Usuários da rede socioassistencial da Semtras participam de curso de manipulação de alimentos
Usuários da rede socioassistencial da Semtras participam de curso de manipulação de alimentos Autor: Ascom Semtras

Usuários da rede socioassistencial da Semtras participam de curso de manipulação de alimentos

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Objetivo foi qualificar pessoas que trabalham com manipulação de alimentos e reforçar a segurança no preparo e fornecimento.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda (NTER), em parceria com o Núcleo Técnico de Vigilância Sanitária (Semsa), promoveu ontem, quinta-feira, 20, um curso de manipulação de alimentos, voltado aos usuários da rede socioassistencial da Semtras e ao público em geral.

De acordo com Gabriel Augusto Wanghan da Silva, chefe do Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda, o curso teve como objetivo principal auxiliar os manipuladores de alimentos e pessoas que pretendem entrar para o ramo alimentício a adquirir conhecimentos e habilidades que garantam a segurança alimentar, reduzindo, assim, o risco de doenças associadas ao consumo de alimentos contaminados.

Aproximadamente 80 pessoas foram qualificadas.

"A participação dos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social é sempre grande nessas qualificações. São pessoas que possuem alguma renda extra e manipulam alimentos no dia a dia, até em casa. Então, pensamos nesse curso. Tivemos usuários dos CRAS Urumari e Alter do Chão, além de outros bairros", avaliou Gabriel.

Aproximadamente 80 pessoas foram qualificadas.

Robson Sousa, usuário do CRAS Alter do Chão, empreendedor do ramo alimentício participou do curso.

"Eu sou morador de Alter do Chão e me inscrevi nesse curso, pois ele me traz um leque de opções de conhecimento. Todos os procedimentos operacionais, como etiquetar, colocando o 'P' de produção, o 'V' de vencimento, coisas básicas. Muito importante porque o consumidor final precisa saber a origem, como esse alimento foi produzido, como esse alimento está sendo ofertado, esse tipo de curso te dá essas opções, mas, também, outros conhecimentos dentro da manipulação, para que você possa armazenar o seu produto corretamente", contou o participante.

"O curso visa principalmente qualificar os manipuladores em boas práticas de fabricação de alimento, tornando esse alimento produzido seguro, que não venha causar uma intoxicação alimentar em quem for consumir. Agora, todos os que participaram estão qualificados e preparados para preparar e fornecer alimentos de forma segura", disse Mara D'Ignazio Correa, instrutora, médica veterinária da Vigilância Sanitária que, também, trabalha com a fiscalização e formação de cursos de manipulação de alimentos.

"Conseguimos contemplar tantas pessoas que trabalham ou almejam trabalhar com a manipulação de alimentos - de Alter do Chão e Santarém - esse também é um dos nossos objetivos: possibilitar que as famílias possam melhorar sua renda e ofertar um bom serviço", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.