Vinte usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari participaram de 19 a 23 de setembro, de um curso de jardinagem envolvendo paisagismo e floricultura. O objetivo foi oportunizar a geração de renda.
A engenheira agrícola, Adervânia Melo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ministrou o curso. Ela contou sobre os conhecimentos teóricos e práticos que foram repassados. "Além de plantar, ensinamos como cuidar, selecionar, como elas podem vender um adubo orgânico, como vender suas plantas e desenvolver técnicas que garantam sustentabilidade às suas famílias", detalhou a ministrante.
Jovelina Lopes, 70 anos, foi uma das participante. Ela contou que foi um momento de muito aprendizado. “Eu aprendi as coisas que não sabia e foi muito bom. Vou melhorar minha prática plantando em minha casa", disse Jovelina.
“Eu achei uma maravilha, além da gente aprender muito, eu gosto muito das plantas, pois ajuda o meu psicológico que é um pouco abalado, e eu me sinto bem demais com elas, fizemos um jardim tropical com plantas que não precisam muito de água, elas são muito resistentes ao sol. Nós estamos satisfeitíssimos devido o embelezamento que elas darão. Eu faço como terapia, e pretendo vender, eu já vendi algumas", confidenciou Agda Silva, 65 anos.
“Foi proporcionado para eles diversas técnicas de plantio e cultivo, de diversas plantas, como: arborização, medicinais, frutíferas e paisagismo. Eles se empolgaram tanto com este curso, que trouxeram de suas casas plantas para enfeitar o nosso Cras, eles tiveram iniciativa e isso proporcionou um bem estar a eles, pois a gente sabe que as plantas são ser vivos e precisam de cuidados, e eles entenderam isso", observou Luana Cohen, Coordenadora interina do Cras Urumari.
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Sandra Santana, também colaborou na plantação das mudas e parabenizou todos os participantes.
“Sabemos da importância da natureza para nossas vidas, além das importantes técnicas os participantes também foram incentivados a melhorar suas rendas com o cultivo de plantas, vendas e produção de adubos orgânicos, isso é importante, pois estamos possibilitando que eles possam melhorar a situação financeira”, avaliou a secretária.