O dia foi de aprendizado e diversão para 30 crianças e adolescentes do Projeto Transformar Vidas. Isso porque, na tarde desta segunda-feira (7), acompanhados pela equipe social e pedagógica do Projeto, tiveram a oportunidade de fazer um mergulho cultural, em visita a Casa da Farinha, e adquiriram ainda conhecimento sobre a conservação e preservação do meio ambiente.
O passeio teve a iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
O pedagogo da Escola da Floresta, Renivaldo Duarte, falou sobre receber as crianças e adolescentes acompanhadas pelo Projeto.
"Com certeza eles vão levar em seus corações a disseminação do aprendizado de hoje. Desde o início até a finalização, após percorrer a trilha ecológica e chegarmos na casa da farinha, eles tiveram uma grande surpresa ao saborear o beiju, que é um derivado da mandioca da nossa região, e foi como um resgate cultural", disse Renivaldo.
A Escola da Floresta fica localizada na Rodovia Everaldo Martins (km 26), no Caranazal, região do Eixo Forte. O espaço tem o objetivo de resgatar a cultura santarena e trabalhar a conservação e preservação do meio ambiente.
"Foi muito interessante o professor ensinando as coisas, a trilha que fizemos, foi de muito aprendizado, preservação do meio ambiente, conhecemos a casa da farinha, as praias, brincamos muito, foram diversas experiências. Eu e meus colegas gostamos muito de tudo", disse Marcos Adriano, de 13 anos.
Essa foi a primeira vez que o Projeto proporcionou esse tipo de passeio aos usuários dos serviços.
"Foi muito importante levar as crianças e adolescentes para terem o contato com a natureza. Foi a primeira vez que as crianças visitaram esse espaço e elas gostaram muito. Interagiram com os educadores ambientais, fizeram perguntas, conheceram a casa da farinha, acompanharam o processo de como fazer, ficaram muito animadas", destacou Edinelson Sousa, coordenador do Projeto Transformar Vidas.
“Ter a oportunidade de semear na vida dessas crianças e adolescentes a importância do meio ambiente foi fundamental nesse passeio que, além de resgatar a cultura com a fabricação da farinha, mostrou que um ambiente preservado e conservado tem muito mais a nos possibilitar", observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.