1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Santarém sedia encontro de formação de profissionais da saúde, assistência social e dirigentes de comunidades terapêuticas
Santarém sedia encontro de formação de profissionais da saúde, assistência social e dirigentes de comunidades terapêuticas Autor: Ascom Semtras

Santarém sedia encontro de formação de profissionais da saúde, assistência social e dirigentes de comunidades terapêuticas

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
.

Com objetivo de proporcionar um espaço de discussão sobre a Política Pública Sobre Drogas no Estado do Pará, consolidando proposições, promovendo a interação entre os atores da rede de prevenção e cuidados governamental e não governamental, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal dos Direitos Sobre Drogas, em parceria com Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED) estão realizam até esta quarta-feira, na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, a Formação de gestores e profissionais da Saúde, Assistência e Dirigentes de Comunidades Terapêuticas.

Estão participando da formação representantes dos municípios Belterra, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa.

De acordo com Edwin Junior Presidente do CONED, a atuação conjunta e integrada da rede intersetorial, em que o CONED tem a competência de fomentador da política pública sobre drogas, visa garantir sua missão e compromisso com a sociedade paraense na garantia da melhoria de serviços e sua expansão. Nessa perspectiva, há que se considerar o desafio que se constituem em ações intersetoriais que envolvem a política pública sobre drogas. Reconhecer a necessidade de funcionar de forma integrada é sempre o melhor caminho ante a complexidade do fenômeno das drogas.

“Esse encontro de regionalização é a realização de um projeto em que o CONED tem no regimento interno que é a formação dos conselhos sobre drogas nos municípios, o nosso ponto focal é unir a rede quem trabalha com a assistência, a saúde, educação e todos aqueles que são contemplados na rede de atenção psicossocial para o tratamento, para a prevenção, combate, segurança pública também, no âmbito das políticas sobre drogas, então a melhor forma de nós termos uma rede que funcione como um relógio, ou seja, a gente, atender aquele que está em situação de rua, e a drogado, e a gente atender de forma preventiva o adolescente, o jovem, é fazendo com que a rede trabalhe em conjunto, promovendo toda a política que a gente tem que desenvolver para que a rede funcione.” Explicou o presidente.

 

A Sargento Amilcar Gualberto membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Santarém destacou a importância de Santarém estar participando. “O Conselho atua em parcerias, nós estamos com representantes do Estado e com certeza estão trazendo informações para a formação de novos conselhos municipais, e nós do conselho nos sentimos honrados estar realizando, unindo forças, somando e aprendendo muito mais.” Observou a conselheira.

Vera Fonseca psicóloga da coordenação estadual de saúde mental da Sespa explicou sobre a sua fala desta terça-feira.

“O que nós viemos buscar são parceiros, então quando a fala da saúde para a comunidade em geral é para a união das políticas públicas e dos serviços para a sociedade se organizar, para que a gente consiga levar o atendimento, o acolhimento, das pessoas que são usuárias de drogas em todo o território.” Explicou a coordenadora. 

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, destacou a importância de Santarém ser sede desta formação realizada pelo Coned com a participação de outros municípios.

“Sabemos que infelizmente as drogas veem tomando espaços na sociedade, entre os jovens, famílias, e estar recebendo essa formação que trouxe os municípios da região para que todos possam trabalhar de forma organizada nesse enfrentamento, é sem dúvidas um passo importante, somente unindo forças, entre municípios e estados iremos conseguir realizar juntos esse trabalho que é tão importante que vai desde a prevenção ao tratamento.” Observou a gestora da Semtras.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.