A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social de Santarém (CMASS), o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seaster), promoveu nos dias 25 e 26 de agosto, no auditório do Iespes, a Conferência Regional de Assistência Social do Baixo Amazonas.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o encontro reuniu representantes da sociedade civil e do poder público em um espaço democrático e deliberativo, com o objetivo de analisar propostas apresentadas nas etapas municipais e definir diretrizes para os âmbitos estadual e nacional. A programação incluiu mesa de conjuntura, debates, grupos de trabalho, aprovação de propostas e eleição de delegados que representarão a região na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Santarém, Roselene Andrade, destacou a relevância do processo.
“Santarém está recebendo esse evento regionalizado, que conta com a participação dos municípios do Baixo Amazonas. Tivemos as conferências municipais, espaços de discussão entre sociedade civil e governo, onde se pensa a política pública e se escuta quem está na ponta. Agora, na regional, temos a oportunidade de discutir nossas particularidades, nossa territorialidade e fortalecer a assistência social, principalmente para os nossos usuários. Somos uma região desafiadora, com áreas ribeirinhas e rurais de difícil acesso, e precisamos de uma política fortalecida para chegar até lá. Como município anfitrião, Santarém acolhe esse encontro e contribui para levar nossas propostas à conferência nacional.”
Já a conselheira estadual de Assistência Social, Evela Cristina Pereira Barbosa, ressaltou o caráter estratégico da conferência.
“É de grande relevância realizar as conferências regionais, pois elas qualificam e aprofundam as propostas que vêm dos municípios para as regiões de integração, o Estado e a esfera federal. Esse é um espaço que fortalece a visão macro da gestão dessa política e traz elementos que, muitas vezes, não são observados nas etapas municipais. O evento tem sido democrático, rico em debates e avaliado de forma extremamente proveitosa por todos os presentes. Agradecemos a Santarém por sediar essa conferência tão importante.”
Ao todo, dez municípios da região do Baixo Amazonas participaram do encontro. Apenas Monte Alegre, Faro e Almeirim não estiveram presentes, apesar dos esforços empreendidos para viabilizar sua participação.
Para a conselheira Evela, a ampla representatividade reforça o compromisso da região com a política de assistência social.
“É muito significativo estarmos aqui com dez municípios debatendo. Esse quantitativo de delegados revela o quanto os municípios estão comprometidos em qualificar essa política.”