Autora: Geisa de Oliveira
Nos dias 14 e 15 de junho, Santarém foi a sede de capacitação do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
De acordo com o multiplicador do Programa Criança Feliz e membro do Comitê estadual do Programa, Luiz Carlos Figueiredo, o objetivo foi capacitar as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS para qualificar o atendimento às famílias e potencializar a intersetorialidade entre as políticas setoriais, estendidas para as entidades do sistema de garantia de direitos e instâncias de controle social. “Destacamos a gestão do PCF, sobre os processos técnicos do Sistema do programa, orientações sobre leis e normativas e sobre a ação da primeira Infância que será em agosto, também foi pauta o fortalecimento com o comitê gestor.”
A programação iniciou pela Região de Integração do Baixo Amazonas na segunda-feira (14), que atendeu Santarém e na terça-feira (15), a capacitação ocorreu com os gestores e equipes técnicas dos municípios de Belterra, Curuá, Santarém, Prainha e Óbidos. Houve a participação da Secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI) Luciana Siqueira.
“Foi muito importante falarmos com a secretária Nacional do SNAPI, tivemos a oportunidade de falar da gratidão de estarmos desenvolvendo esse programa tão importante em nosso município que atende desde as gestantes e crianças na primeira infância. Agradecemos a Seaster por estar retomando essas capacitações que são fundamentais para o bom desempenho dos nossos colaboradores nos atendimentos a população”, pontuou Celsa Brito.
"Esse momento de aprendizado e de troca de experiências tanto com os demais municípios que estiveram presente conosco, como com a própria Seaster de modo presencial foi fundamental para qualificar a execução do Programa Criança Feliz em nossa Cidade. Ficamos muito felizes e gratos por sediar este evento, e claro, seguindo todos os protocolos de segurança devido à Pandemia", expôs Luiza Amazonas, Coordenadora do Programa Criança Feliz em Santarém.