Em assembleia realizada na última quarta-feira (03), no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém, foram eleitas as entidades da sociedade civil que irão compor o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Pará (CEDPD/PA) para o biênio 2025-2027.
A mesa eleitoral foi formada pelos membros da comissão eleitoral José Ademilson da Rocha Picanço, Jacinete Tavares Teixeira e Thássia Campos de Almeida. Antes da votação, as regras do processo foram apresentadas e aprovadas pelos participantes.
Na abertura da assembleia, o presidente do CEDPD/PA, Claudionor da Silva Araújo, destacou avanços da atual gestão e informou que o Plano Estadual da Pessoa com Deficiência está em fase final de aprovação. Segundo ele, a expectativa é que o novo ciclo fortaleça políticas de inclusão por meio do programa “Novo Viver Sem Limites”.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santarém (CMDPDS), Ládia Rufino, celebrou a conquista de um assento no conselho estadual.
“O conselho participou na condição de votar e ser votado, na categoria conselhos. Garantiu a titularidade, uma conquista para o município e toda a região do Baixo Amazonas. Estaremos representados e prontos para levar nossas demandas, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência”, afirmou.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, também ressaltou a importância da representação“O CMDPDS integra a estrutura administrativa da Semtras e sua atuação fortalece nossa política municipal de inclusão. A presença no conselho estadual amplia nossa voz e garante que Santarém esteja inserida nas discussões estratégicas sobre os direitos da pessoa com deficiência em todo o Pará”.
A posse dos novos conselheiros está marcada para o próximo dia 22, quando se iniciam oficialmente as atividades do novo colegiado.