Um usuário do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Maracanã, de Santarém, esteve entre os dias 11 e 13 de novembro, em Brasília, participando do II Encontro Nacional dos Usuários do SUAS, que reuniu representantes de povos indígenas, ciganos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, mães que integram o Programa Bolsa Família, idosos, pescadores, povos de matriz africana, migrantes e LGBTQIAPN+ para apresentar pautas e discuti-las especialmente com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, observou que o encontro do MDS com os usuários do SUAS é obrigação da administração federal, que deve fomentar e estimular a participação popular na gestão de políticas públicas sociais.
“Estamos de volta à democracia e precisamos fazer valer nossos direitos de controle e participação social”, defendeu Aldenora González, secretária executiva do Fórum Nacional de Usuários do Sistema Único de Assistência Social (FNUSUAS).
“A reconstrução de um país, a reconstrução de políticas públicas passa sim pelos programas, projetos, serviços, benefícios, mas passa, também, pelo fortalecimento da cidadania e pelas capacidades de auto-organização da sociedade brasileira. Não tem nenhum sentido uma política pública onde aquela pessoa que é o fim-útil da política pública, que é exatamente aquela que precisa acessar o direito, não possa construir, não possa participar da formulação, do controle, do monitoramento, da escolha de caminhos”, defendeu.
Jackson Assis Medeiros Araújo, usuário do CRAS Maracanã, representou Santarém como usuário do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e membro do Conselho Municipal de Assistência Social de Santarém (CMASS). Ele avaliou a importância e a missão que trará para o município.
“Para mim foi uma grande experiência para aprender mais sobre a importância da participação dos usuários nas rodas de conversas e assim melhorar ainda mais os trabalhos nos equipamentos através do olhar dos usuários. Volto para Santarém com a missão em parceria com o CMASS de criar o fórum municipal dos usuários do SUAS e também incentivar os usuários da assistência social a participar das rodas de conversas e de discussões para melhorias das políticas públicas,” destacou o usuário.
“Foi importantíssimo Santarém estar representada em um evento como este, com um usuário da assistência social, pois nada melhor de quem recebe o serviço que ofertamos para saber o que é necessário para que possamos melhorar e ampliá-los. A discussão sobre as políticas públicas sempre será necessária para que a população possa ter seus direitos garantidos,” observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
O Fórum Nacional de Usuários do Sistema Único de Assistência Social entregou ao final do evento para gestão pública uma Carta dos Usuários, com a conclusão dos debates sobre o SUAS.
Com informações da Assessoria de Comunicação – MDS Categoria Assistência Social.