Nos dias 13 e 14 de agosto de 2025, Santarém esteve representada na 6ª Conferência Estadual de Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Pará (6ª COEDIPI/PA), realizada em Belém, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
O evento reuniu representantes governamentais e da sociedade civil de todo o estado para debater e propor ações estratégicas em cinco eixos: financiamento das políticas públicas; fortalecimento de políticas de proteção à vida e à saúde; enfrentamento à violência; participação social; e consolidação dos conselhos de direitos.
Representando o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Santarém, participaram como delegadas titulares governamentais Gleyciane Barroso e Conceição Vieira, e representando a sociedade civil, as delegadas titulares da sociedade civil Raimunda Martins e Claudia Santana.
Durante as discussões, Santarém apresentou propostas relevantes, como a garantia de ações integrais de cuidado no âmbito do Programa de Saúde da Pessoa Idosa (PSPI), a criação de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) com equipes multidisciplinares estruturadas e padronizadas, e medidas intersetoriais de atenção aos idosos em situação de vulnerabilidade. Algumas propostas aprovadas na esfera estadual seguirão para a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), reforçando o protagonismo do município nas discussões de políticas públicas.
Para a delegada governamental Conceição Vieira, o encontro foi enriquecedor para todos os participantes:
“Queremos confirmar que o evento foi excelente. Aprendemos muita coisa, assim como transmitimos conhecimentos que já tínhamos. Com relação às propostas de Santarém, conseguimos aprovar três para a etapa nacional, o que foi muito bom e válido para todos nós. Não só Santarém, mas vários municípios comentaram conosco sobre a importância e os bons resultados da conferência. A gente tem que fazer aquilo que é melhor para todos os municípios, não só para o nosso," relatou a conselheira.
O momento também foi marcado pela escolha dos delegados que representarão o Pará em Brasília, com a participação ativa das representantes de Santarém no processo. Apesar dos ajustes e desistências ocorridos na composição das vagas, a presença santarena fortaleceu a articulação e o compromisso com a defesa dos direitos da pessoa idosa.
A 6ª COEDIPI/PA reafirmou a importância da participação dos municípios no debate sobre o envelhecimento digno, plural e com equidade, reforçando que a defesa dos direitos da população idosa é uma pauta que exige integração entre governo e sociedade civil.