A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, foram parceiros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Pará na realização do I Encontro Regional de Fortalecimento de Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa do Baixo Amazonas.
O Encontro aconteceu nesta sexta-feira, 10, no auditório do Centro Regional de Governo, e contou com a presença de membros do Conselho Estadual e Nacional da Pessoa Idosa, que compartilharam informações e esclarecimentos sobre o fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro.
Os palestrantes apresentarem destaques sobre a consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro; O Fortalecimento de Políticas para proteção à Vida, à Saúde e para o acesso ao cuidado integral da Pessoa Idosa; Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Orientações Gerais da 6a. Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
Evaldo Sena, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), avaliou como muito positivo a realização desse 1º encontro.
“Por ser o 1º encontro, Santarém é um polo e aqui nós atendemos pessoas que vêm de outros municípios, então a ideia é fazer com que os gestores municipais, criem conselhos municipais em seus municípios, pois quando temos conselhos atuantes, como temos o conselho de Santarém, você tem o desenvolvimento de políticas públicas para atender as demandas daqueles municípios voltados a pessoa idosa, então, não vão ter que fazer o deslocamento para Santarém. Nós precisamos desse envolvimento e o fortalecimento para que a pessoa idosa possa ter o seu direito garantido dentro da sociedade,” avaliou o presidente.
“Um evento muito importante, em que Santarém está sendo polo, voltado a política pública para a pessoa idosa, para tratar sobre o fortalecimento dessa política, e são espaços de diálogos, proposto pela sociedade civil e pelo governo, para aprimorar a política pública da pessoa idosa,” observou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Amujacy Vilhena, coordenador Estadual do conselho da Pessoa Idosa avaliou a importância do evento.
“Esse evento, ele proporciona para a região do baixo amazonas, todos os municípios, para fortalecer a necessidade da instituição dos conselhos municipais da pessoa idosa. Os conselhos vêm para poder cada vez mais garantir os direitos junto com a sociedade civil, o poder público, para poder proporcionar a sensibilização para efetivar políticas públicas voltadas para esse ciclo de vida,” destacou.
Alexandre Alcantara, representante do Conselho Nacional, destacou a importância do evento para a região.
“Os conselhos Nacional, estaduais e municipais, são um instrumento extremamente importante para se consolidar as políticas públicas. No caso do envelhecimento, o IBGE no último censo, apontou que nós temos mais de 30 milhões de pessoas idosas, é um fenômeno mundial, o envelhecimento da população e no caso brasileiro, nós temos que correr para implementar políticas nas áreas da saúde, da assistência social, lazer, emprego, então, é muito importante fortalecer os conselhos, realizarmos conferências para que tenhamos dignidade para essas pessoas,” detalhou o conselheiro.