A Rede de Defesa e Proteção ao Enfrentamento a Violência Contra a Mulher de Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém participou, na manhã desta sexta-feira (15), de uma formação no auditório do Centro Regional de Governo, realizada pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com o Governo do Estado por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH).
“Estivemos em Belém em articulação com a SEJUDH e a coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e conseguimos trazer essa capacitação reunindo os três municípios para esse grande momento. O Trabalho da rede é de suma importância visto que se a gente não conseguir efetuar esse fluxo, e haver algum erro em alguma instituição pode prejudicar todo um trabalho voltado para a proteção dessa mulher. É importante a capacitação, essa rede estar atenta à todas as mudanças e instruções que hoje foram repassadas pela equipe do estado,” observou Sandra Santana, titular da Semtras.
Santarém é um dos poucos municípios do estado a ter o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher- Maria do Pará, que possui uma equipe técnica de referência e também toda uma rede estruturada trabalhando em conjunto o enfrentamento a violência contra a Mulher.
“Com esta capacitação, estamos fortalecendo ainda mais a nossa rede. Esse é o papel de fortalecer a rede, e prevenindo a violência doméstica e protegendo aquela mulher não só de Santarém, como de Belterra e Mojuí dos Campos. Nós no Centro acompanhamos mais de 500 mulheres o que gerou mais de 13 mil procedimentos, encaminhamentos que realizamos a essas vítimas de violência,” contou Poliana Braga, coordenadora do Centro Maria do Pará.
“Estamos, hoje, aqui em Santarém, no fechamento de uma agenda positiva que iniciou em Mojuí, Belterra e Santarém, o objetivo da parceria com o governo do estado com a Prefeitura de Santarém e Secretaria de Assistência, é justamente melhorar o atendimento às nossas mulheres. E hoje realizamos o encontro da rede, dividimos as dificuldades e como melhorar o fluxo de atendimento para as mulheres, para que a gente possa estar lá na frente estimulando cada vez mais um trabalho em rede e sobretudo realizando um protocolo de atendimento, o município está de parabéns por toda essa articulação por todo esse olhar de compromisso com a política pública para as mulheres”, pontuou a Coordenadora de Integração de Políticas para Mulheres e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Márcia Andreia Jorge de Lima.