1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Primeira Roda de Mulheres Municipalistas do Oeste do Pará teve Santarém como sede
Primeira Roda de Mulheres Municipalistas do Oeste do Pará teve Santarém como sede Autor: Agência Santarém

Primeira Roda de Mulheres Municipalistas do Oeste do Pará teve Santarém como sede

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
O evento foi voltado para prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, secretárias e mulheres municipalistas da região Oeste do Estado.

A Prefeitura de Santarém esteve representada na 1ª Roda de Mulheres Municipalistas do Oeste do Pará.

 

O evento, que aconteceu na sexta-feira (08), no plenarinho da Câmara Municipal, foi promovido pela Federação das Associações de municípios do estado do Pará (Famep), em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM), Associação dos Municípios das rodovias Transamazônica Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan) e demais associações e consórcios regionais.

 

O Prefeito Nélio Aguiar, a primeira dama Celsa Brito, as secretárias de Assistência Social Sandra Santana, de Finanças Josilene Pinto, e de saúde Vânia Portela, estiveram presentes, além das coordenadoras e assessoras da Semtras.

 

O Prefeito Nélio Aguiar destacou a importância das mulheres na administração pública, citando as nove pastas que são chefiadas por mulheres em Santarém. “O nosso governo é empoderado pelas mulheres, temos muitas que nos ajudam. Esse movimento de mulheres é muito importante. Que o movimento no estado do Pará seja bastante forte para a gente crescer mais. A cota de 30% é muito pequena para ocupação das mulheres em uma chapa, 30% do recurso financeiro tem que ir para as mulheres, mas acho que isso não é suficiente pra corrigir.”, disse o Prefeito.

 

“O momento de hoje foi muito rico para a troca de experiências. Na roda de conversa foi possível conhecer a luta de cada mulher dentro do seu município, fortalecendo e incentivando a nossa participação nos movimentos municipalistas, seja na Câmara Municipal, seja no executivo, legislativo, seja no empreendedorismo e nos mais diversos seguimentos, ampliando de maneira significativa o lugar de representatividade de cada mulher.”, destacou Sandra Santana Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

 

 

Sobre o movimento:

O Movimento Mulheres Municipalistas é o primeiro movimento municipalista feminino apartidário brasileiro. Lançado em 2017, na XX Marcha em Defesa dos Municípios, tem como meta principal unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder...

 

Os principais objetivos do MMM são: aumentar a representação política das mulheres no Movimento Municipalista, estimulando maior participação feminina nas Associações Estaduais; Fomentar a participação das mulheres nos processos eleitorais e nos espaços políticos de decisão, impulsionando as candidaturas femininas e a liderança municipal com igualdade de gênero; Fortalecer as capacidades da gestão municipal feminina para a criação de políticas públicas que promovam os direitos das mulheres; Estimular as integrantes do MMM a desenvolverem em suas cidades os projetos que a CNM executa com resultados positivos, como: Mulheres Seguras, Reinserir e Rede de Municípios Doadores; Dar destaque às boas práticas desenvolvidas pelas prefeitas do MMM em seus Municípios e levá-las para divulgarem estas iniciativas em grandes eventos nacionais e internacionais; Promover articulações com a Bancada Feminina do Congresso Nacional, a fim de pleitear a pauta municipalista e os projetos de lei que fomentem o empoderamento e a proteção dos direitos das mulheres.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.