3. Assistência Social
  4. Santarém alcança 1ª colocação e recebe mais uma vez premiações por bom desempenho no cadastro da tarifa social de energia
Santarém alcança 1ª colocação e recebe mais uma vez premiações por bom desempenho no cadastro da tarifa social de energia Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Geisa de Oliveira
A 1ª colocação foi entre os 18 municípios da região.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), atingiu a primeira colocação entre os 18 municípios da região Oeste do Pará, por ter alcançado o maior número de aderência na Tarifa Social de Energia Elétrica em 2023. A premiação é uma iniciativa da Equatorial Energia Pará com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seaster).

O prêmio é destinado às cidades que tiveram crescimento no número de famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e de clientes que realizaram a atualização no cadastro das famílias no programa, que estavam há mais de dois anos sem atualizar os dados do CadÚnico.

A premiação foi conferida por equipamentos que serão utilizados para somar à estrutura dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os materiais recebidos foram: 03 centrais de ar, 02 computadores, 03 notebooks, 03 celulares, 01 mesa de escritório da Equatorial.

De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Energia, Gilliard Vaz, essa parceria acontece com os diversos municípios da região Oeste, que contempla 18 municípios.

"Santarém foi a que mais nos ajudou nessa parceria de buscar o Cadastro de Tarifa Social, e, também, a atualização que beneficiam o cliente, que têm até 65% de desconto na sua fatura. Então, é uma ação em parceria entre município e Equatorial, que têm dado certo. Aqui em Santarém a gente tem uma pontuação de 9 mil clientes, em comparação com 2022 para 2023, a gente teve um acréscimo nesse número de clientes cadastrados. Foram 9 mil pontos, que traz a Prefeitura de Santarém para o 1º lugar dessas 18 cidades, a Prefeitura foi a que mais pontuou e é a que está mais sendo beneficiada com prêmios para a Secretaria de Assistência Social", detalhou.

"É um dia de muita alegria e missão cumprida, nós estamos enquanto gestão nos esforçando para estar perto da população tão especial que é o público do Cadastro Único, nós temos um grande desafio que é o território, estar perto da população de rios, planalto, nos bairros mais distantes, então a gente tem unido forças em parceria com outras secretarias. O nosso carro-chefe é o CadÚnico que abre portas para vários benefícios da política pública do governo federal e um deles é a tarifa social de energia. Feliz por este trabalho conjunto, recebendo esses equipamentos que vão somar muito na qualidade de trabalho dos nossos servidores", destacou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

O prefeito Nélio Aguiar falou sobre a alegria em poder atingir a 1ª colocação entre os 18 municípios da região.

"Eu não lembro na história recente da Prefeitura uma Santarém tão premiada. Nosso município tem conseguido alcançar muitas premiações e a gente fica feliz, não só como prefeito, mas como cidadão santareno. A gente comemora cada vez que a gente consegue ter êxito, chegar agora em primeiro lugar da região dos 18 municípios e a gente fica feliz por alcançar", avaliou.

A coordenadora do Cadastro Único de Santarém, Marcélia Guimaraes, participou da premiação ao lado de outros coordenadores da Semtras e colaboradores da Prefeitura, e, também, dos secretários Maria José Maia (Educação), Arildo Nogueira (Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia), e a coordenadora da Assistência Social do Baixo Amazonas, Soliene Souza, que estava representando o Centro Regional de Governo.

Como se cadastrar para garantir o desconto na tarifa social de energia

Para se cadastrar, os clientes residenciais podem informar a conta contrato:

• em um dos 8 Cras de Santarém;
  • no Cas/Caec, localizado na Av. Sérgio Henn, 247 - Aeroporto Velho;
  • ou ainda utilizar os canais que a empresa disponibiliza para o serviço: WhatsApp (91) 3217-8200;
  • por meio do site www.equatorialenergia.com.br;
  • por meio da central telefônica 0800 091 0196;
  • ou também pode procurar uma das agências de atendimento presencial.

Requisitos

- Ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo, por pessoa;

- Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;

- O beneficiário do NIS precisa estar com o cadastro atualizado nos últimos dois anos;

- Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos;

- Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo, por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.

*Com informações da assessoria de comunicação da Equatorial Energia