1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. 1° Festival Paralímpico de Santarém promove esporte e inclusão
1° Festival Paralímpico de Santarém promove esporte e inclusão Autor: Ascom Semtras

1° Festival Paralímpico de Santarém promove esporte e inclusão

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
.

Esporte e inclusão. A junção dos dois ocorreu na manhã deste sábado, 24, na quadra da Universidade Estadual do Pará (Uepa), com a realização do 1º Festival Paralímpico Loterias Caixa de Santarém, uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Associação Santarena de Desporto Paralímpico (ASDEPA), e apoio da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) via Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD). Os participantes foram alunos do AEE da rede municipal e estadual, APAE e associados das entidades de PcD.

O intuito do festival foi oferecer a crianças e jovens com deficiência a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão social por meio do esporte. 

Cada núcleo participante desenvolveu três modalidades paralímpicas previamente definidas pelos parceiros; Voleibol Sentado, Tênis de Mesa e a Bocha.

“É uma grande satisfação hoje, realizar este festival, haja vista, que este mês de setembro, é um mês de homenagem ao deficiente físico, e o festival que é uma organização do comitê paralímpico brasileiro homenageia o dia do atleta paralímpico, celebrado dia 22", disse o professor Jorge Miranda, coordenador do Festival. 

Marcicley Nogueira, chefe do NDPD, destacou a importância da realização do festival.

“Foi o momento de apoiar a inclusão das crianças e jovens com deficiência no esporte paralímpico. A gente sabe que o lazer, o esporte, traz desenvolvimento, interação, disciplina e sobretudo inclusão social. Nós tivemos o público PCD, mas também tivemos um percentual de jovens do ensino regular que participaram para promover essa interação, comunicação e sinergia entre eles", pontuou Marcicley.

Mateus Gomes, cadeirante, integrante da Asdepa, esteve entre os participantes do festival. “Para mim foi uma satisfação participar, o projeto veio para falar da importância deste esporte.” 

Elizete Figueira acompanhou o filho Vitor Gabriel Gomes, cadeirante. “Foi tudo de bom, porque é o que a gente precisa para inseri-los na sociedade, então foi maravilhoso, eu o acompanho em qualquer evento, e principalmente este que está sendo muito bom para todas as crianças, e para a sociedade enxergá-los e perceber que eles podem estar onde eles quiserem.” 

"A secretaria de Assistência Social em Santarém vêm desenvolvendo ações em uma pauta prioritária e contínua para inclusão e qualidade de vida ao público PCD com o forlatecimento do conselho municipal , implantação de um núcleo específico e com parcerias com as instituições não governamentais que promovam o atendimento, inclusão e políticas públicas transformadoras na vida de tão importante público", observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.