Celsa Brito: Cuidar de nossas crianças é transformar o futuro
Implantado em julho de 2020, o Projeto Transformar Vidas de enfrentamento ao trabalho Infantil teve mais um grande avanço na tarde dessa quinta-feira (30), com a entrega oficial do novo espaço. O projeto é realizado Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), no bairro Uruará, na região do Porto dos Milagres, com apoio de parceiros como o Ministério Público do Trabalho (MPT), Segurança Pública, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), e Banco Santander.
Anexo à escola Irmã Leodgard, no bairro Uruará, próximo ao Porto dos Milagres, o novo espaço maior e com mais estrutura, com três salas climatizadas e equipadas, que servirão para aulas de música, informática e para desenvolvimento da arte e também foram construídos 6 banheiros adulto/crianças.
O Prefeito Nélio Aguiar, a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, o procurador do MPT Eduardo Serra, a coordenadora do Projeto Carise Pedroso e sua equipe composta por uma pedagoga e uma assistente social, receberam oficialmente o novo espaço que contou com apresentação das crianças acompanhadas.
“Assim que foi detectado esse problema de Trabalho Infantil aqui no Porto dos Milagres, a nossa equipe não só veio fiscalizar, orientar como surgiu essa proposta em parceria com o Ministério Público do Trabalho desse projeto social com aulas de música, dança, envolver a arte pra que a gente pudesse colocar essas crianças e tirar do trabalho infantil e garantir que elas possam aproveitar esse tempo que passa tão rápido na vida da gente e que possam ser realmente crianças de verdade.” pontuou o Prefeito Nélio Aguiar.
O Procurador Eduardo Serra acompanhou a entrega e disse que esse trabalho de parceria e cooperação deve ser feito sempre. “A atuação do MPT não é apenas na parte fiscalizatória e buscar a resolução de questões erradas que estão acontecendo, a gente tem que ter um trabalho também de busca de políticas públicas para que realmente hoje haja uma estrutura, um espaço para que as pessoas possam exercer seus direitos. Lugar de criança é na escola, ela não deve trabalhar, a legislação é clara quanto a isso, e é um dever da sociedade, do estado, constante que a gente tem que estar vigilante o tempo inteiro, pois a gente sabe que a criança de hoje, já não é mais a criança de amanhã. A Prefeitura já vem fazendo esse trabalho de uma forma muito bem feita desde 2017, em parceria com o MPT, e a gente vem reforçar isso para que possamos buscar melhorias e a aprimoração do serviço público,” destacou o procurador.
Para a titular da Semtras, o Projeto carrega em seu nome o seu maior objetivo. “Nosso objetivo é transformar as vidas dessas crianças que vivem em situação de vulnerabilidade ao trabalho infantil. O projeto tira as crianças dessa realidade e ainda abre o caminho para educação e para a formação cidadã,” disse a secretária Celsa Brito.
Trinta crianças fizeram uma belíssima apresentação de dança no ritmo do carimbó, ganharam as camisas e máscaras do projeto, e também um squeeze fruto de destinação de recurso do MPT.