3. Assistência Social
  4. Premiação e emoção marcam o encerramento da programação do 'Mês da Mulher'
Premiação e emoção marcam o encerramento da programação do 'Mês da Mulher' Autor: Ronaldo Ferreira

Premiação e emoção marcam o encerramento da programação do 'Mês da Mulher'

Geisa de Oliveira
Campanha trabalhou a autonomia e o empoderamento do público feminino.

Com objetivo de evidenciar a valorização e a dignidade da mulher, fortalecendo as políticas afirmativas para o público feminino, garantindo seus direitos e o exercício pleno da cidadania, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres e Centro de Referência Especializado no Atendimento à Mulher Vítima de Violência Maria do Pará, foram responsáveis pela realização da campanha do Mês da Mulher.

A campanha teve como dinâmica interativa o concurso do desenho/mulher, ponto alto do encerramento da programação, revelando os três melhores desenhos.

As usuárias dos equipamentos tiveram a oportunidade de concorrer a prêmios, por meio dos três melhores desenhos. Os critérios avaliados foram feitos em parceria com a Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, por meio da professora Jackeline Betcel, instrutora do curso de Artes Visuais. Os critérios foram os seguintes: criatividade, correlação com o tema valor da mulher e um pouco de técnica. Detalhe: as mulheres poderiam usar o recurso material que tinham em casa para produção do desenho.

O concurso teve as seguintes ganhadoras:

3° lugar (prêmio de artesanato): Raimunda Santana, usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ribeirinho.

Raimunda Santana, 3ª colocada no concurso.

2° lugar (prêmio - bolsa de artesanato): Maria Leuza Marques, usuária do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Maria Leuza Marques, 2ª colocada.

1° lugar (prêmio - kit completo de salão de Beleza e cursos de beleza e desenho): Claudia de Lima Bentes, usuária do CRAS Nova República.

A vencedora do concurso Claudia de Lima Bentes.

"A campanha foi vibrante e exitosa, conseguimos alcançar resultados positivos e significativos, com ações de cidadania e garantias de direitos durante todo o mês. As usuárias tiveram a oportunidade de expressar sobre o valor da mulher por meio do desenho e ainda concorrer a prêmios que poderão auxiliar na promoção da autonomia financeira da mulher", avaliou Rachel Campos, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres.

A primeira colocada no concurso Claudia de Lima Bentes, usuária do CRAS Nova República, contou como foi a sua inspiração para produzir seu desenho.

"A minha inspiração veio do cotidiano, trabalho na feira, eu quis trazer a beleza da mulher feminina, regional, então eu me lembrei do dia em que eu fui com meu pai no Mercadão 2000, comprar mercadorias, aí eu lembrei o quanto foi legal, as pessoas me tratando bem, fui muito bem atendida. Então foi a minha inspiração, na mulher trabalhadora", contou emocionada.

Detalhes do desenho vencedor.

"Fechamos este mês da mulher da melhor forma possível, trabalhando a autonomia e o empoderamento das mulheres. Foram incríveis as produções dos desenhos, as parcerias firmadas e a presença de nossos usuários em cada atividade desenvolvida com muita dedicação por nossos servidores da Assistência Social. A campanha encerra, mas seguiremos com nosso trabalho seja em um dos 8 CRAS, no Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, ou no Centro Maria do Pará. Contamos com importante parceria da rede de defesa e proteção à mulher", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

A campanha foi desenvolvida nos equipamentos sociais, interagindo com demais segmentos, seguido de um cronograma de ações significativas, em parceria das instituições Profissionaliza, Sicredi e Núcleo de Práticas Jurídicas da Unama.

Estiveram participando do encerramento Jakelyne Mendes, presidente da Comissão da Mulher da OAB/Subseção Santarém; Capitão PM Artur Vinhote, coordenador do Patrulha Maria da Penha, representando o Coronel Vagner Moura do CPR I, Rosileide Nogueira, coordenadora do Abrigo de Mulheres; Soliene Sousa, representando a Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas; enfermeira Larissa Ricarda, representante da Semsa; Wesley Ferreira e Francilene Tirapele, gerentes do Sicredi; Ester Vinente, proprietária da empresa Profissionaliza; Vanusa Gercicley, empreendedora de artesanatos; Professora Jackeline Betcel, representante da Semed e da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy.