A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), recebeu nesta segunda-feira (04), André Reale fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
A visita, era para fazer a doação de pescados apreendidos pela equipe de fiscalização do posto de Monte Alegre.
O fiscal lembrou que durante a Semana Santa vigora, por meio de decreto do Governador Helder Barbalho, a proibição da saída de pescados do estado, e que para o escoamento adequado de peixes é necessário ter a documentação exigida.
“Para que o pescado seja enviado para outro município mesmo sendo perto, é necessário a apresentação das documentações sanitárias pertinentes, não pode mandar peixes daqui da cidade para nenhum município mesmo que seja perto sem a documentação, nota fiscal, a indústria que preparou aquele peixe para chegar até o destino. Essa apreensão foi por falta de documentação, o pessoal do posto de fiscalização de Monte Alegre flagrou o peixe sem origem, sem nota, e apreendeu e eles encaminharam pra cá, passamos por uma indústria competente a fazer o processamento de pescado, no qual ela atestou esse pescado, como apto para consumo e por isso buscamos as entidades para fazer a doação.”, explicou o fiscal.
Foram doados 250 kilos de pescado para os equipamentos da Semtras; Centro Pop Dom Lino Vombommel; Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF); Casa de Acolhimento Reviver (CAR) e também para o Lar São Vicente de Paulo e Irmã Dulce dos Pobres.
“A política de Assistência Social de Santarém atua nos níveis pra Proteção Social Básica e Especial na alta complexidade com dois atendimentos, um com crianças e adolescentes, e o outro de adultos e Famílias que hoje estamos com um número significativo da etnia Warao acolhidos em nosso município, então é de suma importância a doação desses pescados para que nós possamos fazer a destinação para os nossos serviços aqui mencionados, como também para o serviço de atendimento a população em situação de rua realizado no Centro Pop e também fortalecer ainda os atendimentos e ações que são realizadas Lar São Vicente de Paulo, e na instituição Irmã Dulce dos Pobres que faz um atendimento a população em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho realizado pela equipe da Adepará só reforça a importância de fazer o transporte adequado dos alimentos para não sofrer nenhuma penalidade.”, observou Sandra Santana Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.