A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), esteve representada na inauguração da sala da Patrulha Maria da Penha, nesta quarta-feira (30) na sede da Delegacia da Mulher (Deam), em Santarém.
Representando o prefeito Nélio Aguiar, estava o Secretário de Governo Emir Aguiar, a coordenadora da Proteção Especial (PSE), Glaucya Fiori, a assessora Sandra Santana e a chefe do Núcleo de Planejamento e Políticas Públicas da Semtras, Roselene Andrade.
Na ocasião, a Semtras entregou um veículo e um celular que serão usados nos atendimentos.
“O município tem uma participação muito importante, que foi de doar o veículo com abastecimento e manutenção, e também o celular, além de todo o apoio que for necessário por parte da Semtras. Essa é a importância da união de entidades e representações para que a gente possa concretizar um trabalho em defesa das mulheres paraenses.”, observou Emir Aguiar.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Ronal Liberal Júnior, que também esteve participando da inauguração, destacou a importância desse reforço na proteção das mulheres vítimas de violência. “A Câmara tem uma participação efetiva no que tange a defesa das mulheres no município de Santarém, com equipamentos e ações nessa área. Aqui hoje nós pudemos cooperar com o tribunal de Justiça, Policias Civil e Militar e Prefeitura para que pudesse estar sendo entregue o espaço que vai reforçar nessa retaguarda de proteção as mulheres.” destacou.
Rafael Falcão, analista judiciário e psicólogo do TJPA disse que tudo foi entregue de acordo com a orientação do Tribunal de Justiça. “Hoje foi entregue a viatura toda plotada, como a gente orienta que seja. Esse equipamento vai ajudar na prevenção do crime mais hediondo que tem que é o assassinato de uma mulher. Esta é mais uma política pública para garantir a segurança da mulher, em especial, das vítimas de violência doméstica, e o Tribunal está à disposição para outros projetos em Santarém.”, destacou Rafael.
A juíza Carolina Cerqueira, titular da Vara de Violência Doméstica de Santarém, esclareceu como será o trabalho da Patrulha. “Vamos fazer um acompanhamento dos casos mais graves de violência doméstica. Vão ser selecionadas mulheres com alto risco e o patrulhamento da Polícia Militar vai fazer visitas frequentes e regulares a essas mulheres, para acompanhar o cumprimento das medidas protetivas e a situação que elas estão vivenciando.”, esclareceu a Juíza.
Para a implantação da Patrulha Maria da Penha, os policiais militares de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos passaram por um treinamento.
“Mais uma vertente no policiamento, a Polícia Militar já atende no dia a dia essa demanda de violência contra a mulher. Agora essa patrulha vai levar um atendimento mais aproximado, um atendimento mais assistencial.”, ressaltou coronel Aldemar Maués, comandante do Comando de Policiamento Regional 1 (CPR1).
De acordo com a delegada Andreza Souza, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), a Patrulha é sem dúvida mais uma política pública importante pro município de Santarém. “Mais um avanço conquistado. Nós sabemos que os índices de violência contra a mulher ainda é muito elevado. Santarém está de parabéns, é mais um equipamento que estará funcionando aqui. Temos uma rede muito estruturada e esse componente a mais sem dúvidas vai trazer um diferencial para Santarém”., disse a delegada.