A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou na manhã desta terça-feira (09), no Centro Integrado de Atendimento ao Meio Ambiente (Ciam), a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), que atuarão no biênio 2025–2027.
A mesa de abertura foi composta pela secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, pelo vice-prefeito Carlos Martins, pela atual presidente do Comdca, Roselene Andrade, e pelo conselheiro tutelar Raimundo Cunha, além de conselheiros, representantes de entidades governamentais e não governamentais.
A presidente do Comdca, Roselene Andrade, ressaltou o papel estratégico do colegiado:
“Todos têm construído, junto conosco, esse trabalho em prol da infância e adolescência do nosso município. O Comdca é mais que um espaço de deliberação, é parte da política pública de infância. Atuamos em áreas prioritárias como o acolhimento institucional, enfrentamento ao trabalho infantil, medidas socioeducativas e programas como o Família Acolhedora. Conseguimos apoiar nove instituições da sociedade civil que captaram mais de R$ 300 mil em recursos para ampliar atendimentos. Nosso compromisso é seguir garantindo o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes de Santarém.”
A secretária Celsa Brito destacou que a infância é prioridade absoluta na gestão municipal:
“Essa posse é simbólica e muito importante. Santarém tem uma rede de proteção forte, com intersetorialidade entre saúde, educação e assistência social. Estamos fortalecendo parcerias, inclusive internacionais, como a realizada com a Childhood Brasil. Os desafios aumentam, mas temos confiança de que, trabalhando em rede, continuaremos avançando para que crianças e adolescentes recebam atenção, proteção e oportunidades.”
Representando o prefeito José Maria Tapajós, o vice-prefeito Carlos Martins lembrou os avanços da política.
“Esse momento é um marco da participação social. Os conselhos não servem apenas para acompanhar e fiscalizar, eles também formulam políticas. Nosso compromisso político é com a proteção integral das crianças e adolescentes: prioridade zero. Precisamos garantir oportunidades, desde a educação infantil até a profissionalização dos jovens. Santarém é exemplo nessa área, porque consegue se organizar, planejar e executar políticas com seriedade. Parabenizo a gestão que encerra seu mandato e desejo sucesso à nova composição.”
Entre os conselheiros empossados, Elis Lucien, representante do Projeto Saúde e Alegria, destacou a continuidade das ações:
“Nossa prioridade será dar continuidade às ações e projetos já aprovados no Pleno, garantindo os direitos de crianças e adolescentes. É fundamental manter as parcerias em nível municipal, estadual e federal, além do diálogo com outros municípios da região. Essa articulação é essencial para fortalecer a rede e assegurar o cumprimento das políticas públicas.”