A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) retomou na manhã deste sábado, 27, as atividades do projeto Canto Coral realizado em parceria com o Instituto CR e apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto retorna após uma pausa de dois anos em virtude da pandemia da covid-19.
Vinte crianças e adolescentes, entre 07 e 17 anos, que foram identificadas em situação de trabalho infantil na região do Porto dos Milagres, no bairro Uruará, foram o público alvo do retorno do Projeto. O Canto Coral é executado pelas Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) através do Projeto Transformar Vidas (PTV).
De acordo com o coordenador da Aepeti e do PTV, Edinelson Sousa, o objetivo é desenvolver habilidades musicais através do protagonismo infanto-juvenil. "Pretendemos abrir espaços para que eles possam se comunicar através da música e é fundamental a integração dessas crianças, estimulando o convívio social, o desenvolvimento da fala, a autoestima e o cognitivo."
A professora Catarina Pimenta do Instituto CR contou como foi o primeiro dia. "Hoje, nós realizamos atividades e brincadeiras musicais. Neste primeiro momento trabalhamos a nossa relação entre professora e alunos para buscar uma conexão entre a gente. Nós trabalhamos uma música em conjunto coral, realizamos atividades de percepção e passei uma atividade para estudo em casa para cantarmos na próxima aula”, contou a professora.
A adolescente Carla da Silva, de 13 anos, contou como foi participar deste primeiro momento do projeto. "Foi incrível, me senti muito feliz participando com as outras crianças e eu acredito que vou aprender muitas coisas."
"As atividades da musicalização estavam suspensas devido a pandemia, e com o avanço da vacinação e a redução significativa dos casos, podemos retomar as atividades de forma segura com as crianças e os adolescentes. O projeto tem por objetivo evitar a reincidência deste público na situação de trabalho infantil, mas para além disso, estimular as potencialidades do indivíduo através da música. Foi visível a alegria das famílias com o retorno das atividades e o engajamento das crianças na busca por novas experiências e aprendizados”, observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.