O atendimento socioassistencial é presente na região de rios desde agosto de 2020, quando a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), contratou assistentes sociais para atuarem diretamente com os ribeirinhos aumentando assim o acesso aos serviços e reduzindo as distâncias.
Logo quando os serviços foram implantados, 3.226 atendimentos foram realizados. Neste ano, de janeiro até julho, foram registrados 15.818 atendimentos, um aumento expressivo.
As profissionais da Assistência Social atuam em 5 polos que atendem as grandes áreas do Tapajós, Arapiuns, Lago Grande e baixo Amazonas.
De 2020 a 2021, a equipe foi ampliada levando mais ofertas dos serviços da política de Assistência Social contemplando também a comunidade de Tapará Grande.
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) da Semtras, Marlen Ribeiro, a ampliação da equipe possibilitou que os serviços da Semtras chegassem com mais agilidade aos povos tradicionais. Em 2021, a equipe alcançou 35 comunidades entre aldeias indígenas e quilombolas.
“A ampliação foi para chegarmos até as famílias em situação de extrema vulnerabilidade possibilitando a inserção dessas famílias nos programas sociais do Governo Federal, objetivando a superação da pobreza", observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.