1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Prefeitura de Santarém e MPT realizam ações de enfrentamento ao Trabalho Infantil nas escolas
Prefeitura de Santarém e MPT realizam ações de enfrentamento ao Trabalho Infantil nas escolas Autor: Ascom Semtras

Prefeitura de Santarém e MPT realizam ações de enfrentamento ao Trabalho Infantil nas escolas

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
..

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Educação (Semed) junto com as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e em parceria com o Ministério Público do Trabalho está dando continuidade as ações do Projeto MPT na Escola que vem realizando desde junho. 

As ações têm o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento ao trabalho infantil no município envolvendo a intersetorialidade.

De acordo com o coordenador da Aepeti, na segunda-feira, 29, a equipe esteve na Escola Municipal São Sebastião na comunidade de Murumurutuba, região de planalto, realizando palestra para mais de 60 crianças e adolescentes das turmas de 4° ao 9° ano, com faixa etária de 08 a 14anos.

“O projeto visa prevenir que crianças e adolescentes sejam submetidas em atividades perigosas, exaustivas e que as impeçam de estudar, de brincar e crescer de maneira saudável, bem como propõe envolver a comunidade escolar no enfrentamento do trabalho infantil."

“Foi muito boa a atividade, a gente pôde dessa forma desmitificar algumas realidades que acontece nos interiores, principalmente a visão que algumas crianças têm em relação ao trabalho infantil, toda aquela situação sobre o que é o que deixa de ser trabalho infantil na forma de aprendizagem", avaliou o professor Francisco Marconi.


A estudante do sétimo ano, Ana Vitória Nascimento Bentes, 12 anos, disse que achou a ação muito importante.

“Eu achei muito importante a palestra, a gente aprendeu várias coisas novas, que o trabalho infantil prejudica muito a saúde da criança, que só pode trabalhar depois dos 14 anos, na função de aprendiz, a gente já tinha escutado desse tema, que o professor passou pra nós, quando solicitou um trabalho pra gente fazer, o AEPETI veio aqui na escola para explicar melhor o que já tinha passado.” Contou a aluna.

“O projeto tem como objetivo trazer ao conhecimento da comunidade em geral os prejuízos causados na vida de uma criança que vivência uma situação de trabalho infantil. Compartilhando essas informações na escola, as crianças se tornam multiplicadoras e levam este importante assunto para o meio familiar. As ações de conscientização também apresentam o trabalho que é executado por toda a rede de defesa e proteção da criança e do adolescente e formas de denúncia caso você tenha conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja vivenciado está situação.” Observou Sandra Santana Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

O projeto MPT na Escola já esteve em 5 escolas municipais: Escola Municipal Pérola do Maicá, Padre Felipe Bettendorf, Eilah Gentil, escola Profª Nazaré Demétrio e São Sebastião.

 Ao todo mais de 300 crianças e Adolescentes receberam informações sobre o que é Trabalho Infantil. 

O Projeto MPT na Escola irá estar até dezembro em mais 06 escolas da rede municipal de ensino e a meta até o final do ano, pretende orientar mais de mil   crianças e adolescentes.

Confira abaixo o cronograma

  Dia: 12/09 - Escola Municipal Emilio Rebelo dos Santos (Castela),

Data: 26/09 Escola municipal Maria do Rosário Barbosa (Irurama). 

10/10 Escola municipal Nossa Senhora de Nazaré (cachoeira do Arua).

Dia: 07/11 Escola municipal Santo Inácio de Loyola (Boim).

Dia: 08/11 Escola municipal São Tomé (Boim).

Dia: 05/12 escola municipal Irmã Leodgard (Uruará).

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.