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Prefeitura de Santarém capacita servidores da Casa de Acolhimento Reviver Autor: Desconhecido

Prefeitura de Santarém capacita servidores da Casa de Acolhimento Reviver

Alanda Matos
Publicado em - Atualizado
Capacitações serão promovidas ao longo do 2º semestres para qualificar os serviços de acolhimento

Autoria: Geisa de Oliveira

 

Capacitações serão promovidas ao longo do 2º semestres para qualificar os serviços de acolhimento

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) está capacitando 24 servidores da Casa de Acolhimento Reviver (CAR) para fortalecer as diretrizes que norteiam os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. A capacitação também tem o objetivo de qualificar os recursos humanos, tornando o trabalho mais humanizado e elevando o grau de proteção e cuidados.

Serão promovidas 7 capacitações ao longo do segundo semestre do ano. A 1ª ocorreu na última sexta-feira (23), e abordou o tema: Comunicação Assertiva - ressaltando a postura ética do servidor público. A 2ª será na quarta e quinta-feira (28 e 29), das 8h às 17h, no plenarinho da Câmara Municipal, e abordará o tema: Comunicação não violenta. A 3ª será nos dias 25 e 26 de agosto com o tema: Gerenciando emoções para construir relações saudáveis. A 4ª será nos dias 28 e 29 de setembro com o tema: Princípios norteadores do trabalho e acolhimento institucional. A 5ª capacitação será nos dias 25 e 26 de outubro com o tema: Princípios da Justiça Restaurantiva Comunitária.  A 6ª será nos dias 25 e 26 de novembro com o tema: Relações interpessoais; e a 7ª será nos dias 15 e 16 de dezembro com o tema: A importância do brincar no contexto do acolhimento institucional.

Qualificação e acolhimento humanizado para crianças e adolescentes.

 

De acordo com a coordenadora da CAR, Marileuda Cunha, a ação é necessária para atualização da equipe. “As capacitações são importantes para qualificar nossos servidores no atendimento aos nossos acolhidos. Ofertamos o serviço de acolhimento há 20 anos, atualmente estamos com 21 crianças e adolescentes e 01 adulto permanente. Trabalhamos com cuidadores em regime de plantão 24h e contamos com uma equipe técnica. Recebemos na casa crianças a partir de 0 a 18 anos incompletos”, informou a coordenadora.

“É fundamental que realizemos um aprofundamento técnico em relação as diretrizes de atendimento para além da legislação, buscando a articulação desta com os planos e normativas que instrumentalizam a atuação dentro da política de assistência social e ordenamento jurídico. Observamos ser muito importante que todos possam ampliar seus serviços ao serem capacitados”, observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

 

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