A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou nesta quarta-feira (13), no Fórum de Santarém, a certificação de 23 egressos do sistema prisional e familiares, concluintes dos cursos de Frentista (NR-20), Eletricista, Barbeiro Profissional e Manicure e Pedicure.
A iniciativa integra as ações do Escritório Social, serviço público de adesão voluntária que concentra, em um único espaço, atendimento especializado para egressos e seus familiares. O objetivo é facilitar o acesso a políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, qualificação profissional, trabalho e renda. Inaugurado em junho de 2024, o Escritório Social de Santarém já realizou 60 atendimentos e, apenas de janeiro a julho de 2025, registrou 42 acolhimentos e encaminhamentos.
Ao abrir a cerimônia, a coordenadora do Escritório Social, Roselene Andrade, ressaltou a importância da certificação para o processo de reintegração.
“Hoje é um dia muito feliz, em que concretizamos a entrega desses certificados. Esse trabalho de articulação e acompanhamento é fundamental para ressignificar a história de vida de cada participante, abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho e fortalecendo o processo de reintegração social.”
“Sabemos o quanto é difícil sair do sistema prisional e enfrentar o preconceito. Parabenizo a Prefeitura, a Semtras e o Escritório Social por proporcionarem essa oportunidade. É um apoio fundamental, que fortalece a autoestima e cria condições para um novo começo.”, destacou a promotora de Justiça Dully Sanae.
O analista judiciário da Central de Medidas e Penas Alternativas (Cempa), Rodrigo Caldeira, destacou que o conhecimento adquirido abre portas e transforma realidades.
“Ver os concluintes aprendendo um novo ofício é gratificante. Que esse conhecimento seja um instrumento de transformação e que possamos, junto ao Escritório Social, ajudar cada vez mais pessoas a mudar suas histórias.”, completou.
Entre os formandos, o sentimento era de gratidão e esperança. Bruno Gomes da Silva relatou o impacto da oportunidade recebida.
“Errar é humano, permanecer no erro é burrice. Todos nós tivemos um passado, mas podemos mudar. Receber esse apoio foi fundamental para mim. Sempre com Deus à frente, podemos seguir de forma diferente.”
Já Lucas de Souza reforçou a importância da liberdade e do estudo para construir novos caminhos.
“Aqui fora é muito melhor. Temos liberdade, convivemos com a família e podemos construir uma vida diferente. Meu conselho para quem ainda está no sistema é buscar a palavra de Deus e o estudo, porque sem conhecimento não se vai a lugar nenhum.”
“Santarém é o terceiro município do Pará a contar com esse espaço de cidadania, que acolhe e encaminha egressos e familiares. Esse certificado é um passo importante, mas queremos que deem continuidade, façam outros cursos e aproveitem todas as oportunidades que a rede oferece. É preciso dizer ‘sim’ para estudar, trabalhar e reconstruir a vida.”, ressaltou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, que na ocasião representou o Prefeito de Santarém, José Maria Tapajós.
O evento reuniu autoridades do Judiciário, Ministério Público, representantes da rede de proteção social e familiares dos concluintes. A certificação simboliza mais um avanço na consolidação das políticas públicas de reintegração social no município, com foco na inclusão, geração de renda e cidadania.