1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Prefeitura avança com atendimentos a pessoas com deficiência
Prefeitura avança com atendimentos a pessoas com deficiência Autor: Desconhecido

Prefeitura avança com atendimentos a pessoas com deficiência

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Quase de 11 mil usuários foram atendidos

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), vem avançando com os atendimentos e acompanhamentos realizados as pessoas com deficiência (PCD) na rede socioassistencial. 

 

De acordo com a vigilância socioassistencial, em 2021, quase 11 mil atendimentos foram feitos em Santarém.

 

Foram emitidos 1.297 cartões passe livre para estacionamento para PCD’s; Recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e BPC na Escola 8.379 pessoas; Participam dos grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) nos CRAS, 1.116; Participam das atividades desenvolvidas pelo serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) no CREAS, 84 pessoas. Totalizando 10.886 atendimentos voltados exclusivamente para as pessoas com deficiência.

 

A Semtras também conta com o Núcleo dos Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), que visa articular os serviços públicos e de entidades socioassistencial da sociedade civil e prestam atendimentos voltados às pessoas com Deficiência do município.

 

“Nós estamos avançando com o trabalho e a política pública dos direitos da Pessoa com Deficiência. É muito gratificante possibilitar a inclusão dessas pessoas nos diversos projetos de extensão e capacitação dentro do município garantindo o acesso aos serviços, conforto e aprendizado”, observou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

 

BPC na escola:

O BPC na escola acompanha crianças com necessidades especiais, beneficiárias do BPC. O programa foi constituído por representantes das Semtras, Secretaria de Saúde (Semsa) e Secretaria de Educação (Semed).

 

Durante os anos de 2019 a 2021, foram realizadas 735 visitas domiciliares, nestas a equipe conseguiu realizar 656 aplicações de questionários, os quais foram fundamentais para a elaboração do Diagnóstico do Programa BPC na Escola. 

 

A partir deste diagnóstico o comitê gestor do programa ira construir um plano de ação para atender as fragilidades identificadas, objetivando a qualidade de vidas destas crianças.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.