1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Mulheres são a maioria no curso de gesso 3D e acartonado ofertado pela Semtras
Mulheres são a maioria no curso de gesso 3D e acartonado ofertado pela Semtras Autor: Ronaldo Ferreira/Ccom

Mulheres são a maioria no curso de gesso 3D e acartonado ofertado pela Semtras

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Inclusão também foi destaque do curso

Durante uma semana, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda (NTER), em parceria com a Associação Arte sem fronteiras, realizou o curso de gesso em 3D e acartonado. Entre os 23 participantes, 14 eram mulheres, 1 autista que fez o curso ao lado da sua mãe e 3 refugiados venezuelanos da etnia Warao. 

“Essa quantidade de mulheres me chamou a atenção, quando a gente houve falar em curso de gesso, cartonado, a gente pensa logo em homens fazendo este curso e quando eu vi essa mulherada aqui eu fiquei muito feliz, porque isso é falar que a mulher pode estar onde ela quiser, em todas as profissões, então parabéns a todas as mulheres que deram o seu sim para realizar este curso. Outra coisa que chamou a atenção foi a presença de mãe com seu filho com o transtorno do espectro autista (TEA) participando, a senhora Ivanira Nogueira e o filho Daniel, 23 anos, que estava orgulhoso com sua produção. É um dever de nós possibilitar essa inclusão no mercado do Trabalho, não existem barreiras, todo nós somos capazes,” observou Sandra Santana, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

A secretária também falou da presença de três irmãos venezuelanos acolhidos na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF). “A gente faz questão de incluí-los nos cursos. Com esse objetivo de inclusão, sabemos que eles saíram de seu país contra sua vontade, e vieram buscar abrigo e acolhimento, então porque nós brasileiros não podemos os acolher com amor e muito carinho, e proporcionar aprendizados para que eles possam ter sua autonomia,” acrescentou Sandra.

O Chefe do Núcleo do Trabalho Emprego e Renda, Sérgio Pereira, comentou que este foi o segundo curso em que ele está a frente do núcleo.

“Esse é o meu segundo curso e com certeza de que o resultado foi o esperado, contamos com a inclusão e a participação em massa de mulheres que foi o diferencial,” avaliou Sérgio.

O ministrante do curso foi o senhor Odoilson Dias de Oliveira, conhecido por Maratá, presidente Associação Arte sem fronteiras. A certificação aconteceu na instituição de educação Ceusimar.

O Centro Regional de Governo estava representado pelo senhor Cassiano Bentes.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.