As entregas de alimentos oriundos da agricultura familiar, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para mais de 500 famílias, aconteceu de forma simultânea, beneficiando moradores dos bairros Maracanã 1 e Vitória Régia. A realização é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
A dona de casa Maria Lucinete Lima dos Santos, 53 anos de idade, contou que em sua casa moram 4 pessoas e que os alimentos chegaram em boa hora: “Está sendo uma benção de Deus, tudo que vem, é bem-vindo. Está sendo uma maravilha”.
“Estamos fechando um ano com missão cumprida, são 8 anos da gestão com execução do PAA, um programa aclamado pela população e que foi resgatado. Em 2025, propostas estão sendo organizadas e certamente com mais execuções e acesso aos outros programas similares ao PAA, garantindo regularidade e continuidade das ações em favor da Segurança Alimentar,” observou o coordenador do PAA Fagner Gonçalves.
Leia também:
- 8 anos de cuidado: Obstetrícia do HMS ultrapassa 29,2 mil partos
- Reunião firma continuidade de parceria entre Prefeitura de Santarém e Equatorial Energia
“Quase 8 milhões de reais foram movimentados nesses 8 anos da gestão do prefeito Nélio, na compra de produtos oriundos da agricultura familiar, por meio das políticas públicas de incentivo do Governo Federal. Encerramos este ano sendo referência nessa ação tão importante que leva alimentos de qualidade a mesa das famílias em situação de vulnerabilidade social e risco de segurança alimentar do nosso município e vamos para 2025 buscando cada vez mais beneficiar a população e os nossos produtores”, avaliou a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais políticas públicas de incentivo ao fortalecimento da agricultura familiar, garantindo mercado para o escoamento da produção familiar e simultânea para doação às famílias enquadradas na INSAN - Insegurança Alimentar e Nutricional, atendidas exclusivamente pela rede socioassistencial.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são as unidades credenciadas e responsáveis em receber os alimentos e estabelecerem as estratégias de alcance de seu público que em prioridade serão famílias atendidas pelo CadÚnico.
As entregas desta sexta seguiram um rodízio já planejado pela gestão municipal do programa, priorizando a entrega e a preservação da qualidade dos alimentos que em sua maioria são perecíveis.
A agricultura familiar é variável à produção e depende de fatores que podem ocasionar mudanças de colheita e quantidade a ser adquirida, podendo receber nesta entrega: farinha de mandioca, farinha de tapioca, melancia, hortaliças e outros derivados de nossa produção cultural.