O Projeto Transformar Vidas executado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou, em três dias (27 a 29), o curso de panificação e confeitaria. O curso contou com parceria do Ministério Público do trabalho (MPT), que destinou recursos para a fabricação dos produtos, Itaú Social, que apoia o projeto, e creche Seara, que cedeu o espaço para o curso.
O curso contou com a participação de 18 mães de crianças e adolescentes identificadas e retiradas da situação de trabalho infantil, na região do Porto dos Milagres, no bairro Uruará.
Segundo Agatha Flexa, coordenadora do Aepeti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o “objetivo foi qualificar as mães acompanhadas pelo projeto para possibilitar a geração de renda e empreendedorismo”.
“Eu vi que as participantes gostaram muito, não faltaram, hoje, no último dia, a gente percebe que elas estão já sentindo falta, pediram a nossa contribuição para mais projetos como este, além do curso nossa equipe possibilitou momentos de motivação, parte pedagógica, lúdica e psicológica, que foi fundamental nesses três dias, para empoderar essas mulheres a seguir e desenvolverem o que aprenderam,” explicou Agatha.
Quem participou do curso disse que o aprendizado fica para a vida toda. “Eu acho muito bom por que faz tempo que eu queria fazer um curso e não tinha oportunidade. Eu agradeço aos professores e a equipe do projeto Transformar Vidas, pois meus filhos participam do projeto. Esse curso a gente vai levar para a vida toda”, contou Andrelúcia dos Santos Freitas, 39 anos.
O Assessor Técnico da Semtras, Igor Oliveira, representou a secretária Sandra Santana no encerramento do curso, e disse que a formação vai melhorar a qualidade de vida das pessoas. “A gente fica feliz e temos a certeza de que estamos formando novos profissionais para que de alguma maneira vocês consigam melhorar a qualidade de vida de vocês, e esse é o objetivo da gestão, cuidar bem das pessoas, construir uma cidade melhor para cada um de nós”, disse Oliveira.
O curso compreendeu parte teórica e parte prática e foi ministrado pelos chefes Patrick Alberto de Jesus e Neusa Cristina Nobre.
“Foi passado técnicas de confeitaria fina, confeitaria seca. Na confeitaria fina, a chefe Neusa explicou os detalhes de fazer um bom bolo simples, cupcake, até a receita de brigadeiros, de como não açucarar, então foi passado uma técnica para elas, para suas vidas e pra vendas também. Espero que todas saiam multiplicadoras desejou”, Patrick Alberto gastrônomo, um dos ministrantes do curso.