3. Assistência Social
  4. Mães Warao participam de curso de aproveitamento integral de alimentos
Mães Warao participam de curso de aproveitamento integral de alimentos Autor: Desconhecido

Mães Warao participam de curso de aproveitamento integral de alimentos

Katiane de Jesus
...

Autora: Geisa de Oliveira

O aproveitamento de alimentos é uma solução para diversos problemas atuais, como desperdício, geração de resíduo, poluição, entre outros. Para isso é necessário o incentivo a mudança nos hábitos.

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através da Casa de Acolhimento para adultos e Famílias (Caaf), em parceria com a Adra/Unicef, ofertou curso de aproveitamento Integral de Alimentos para mães indígenas acolhidas refugiadas da etnia Warao.

De acordo com a coordenadora Alayne Alves, a atividade aconteceu em dois dias e com grupos distintos devido as medidas sanitárias da covid-19.

“Contamos com o direcionamento da equipe da Adra/Unicef por meio da nutricionista Mayara Moura, que orientou as mães acolhidas sobre a importância de evitar o desperdício dos alimentos e sobre o aproveitamento de coisas que normalmente são jogadas no lixo”, disse a coordenadora.

“O foco principal foi a alimentação saudável. Desde a forma de manuseio, socializamos receitas preparadas com total aproveitamento, bem como, cascas, talos, sementes, que se transformam em pratos altamente nutritivos e criativos”, observou a nutricionista Mayara.

“Vivenciamos muitos desafios com esse público que acolhemos desde setembro de 2017, principalmente nessa parte alimentar, entre ouras situações eles saíram de suas terras devido à dificuldade de alimentação, e nós os acolhemos e estamos até hoje com eles que é um público rotativo e que chega e viaja constantemente. Poder ofertar esse curso com orientações alimentares é um grande passo, pois eles tiveram a oportunidade de conhecer a importância do aproveitar  e a adequada manipulação, importante destacar que também respeitamos a cultura deles”, destacou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.