Quarenta idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ribeirinho apresentaram na quarta-feira, 24, os resultados de oficina de renda realizada de forma remota no mês de julho. O Cras Ribeirinho é uma unidade de atendimento da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
A oficina de almofada para pescoço teve o objetivo de promover a geração de renda para a pessoa idosa estimulando a valorização desse público. Para a confecção da almofada foi utilizado feltro, enchimento, fio encerado e agulha.
Segundo a educadora social Angela Simone e o orientador social Marco Luiz, a pessoa idosa tem costume de dormir a tarde e muitas vezes acordam com dores no pescoço. Para evitar esse desconforto, buscaram ofertar a oficina para o grupo que além de ter uma almofada adequada para o descanso, poderão conseguir renda vendendo o produto.
De acordo com a coordenadora Alinny Lobato os encontros presenciais ocorreram duas vezes ao mês. “Este é o momento de muita alegria de ver que todos se empenharam e colocaram toda a sua criatividade em prática. Tudo ficou muito bem produzido.”
Maria José Marçal Otoni, 77 anos, participa das atividades do Cras Ribeirinho há 6 anos. Ela conta o resultado da oficina.
“Todo encontro é motivo de alegria, dia de rever os amigos, de nos divertir e aprender. Amo as oficinas, me sinto animada em poder aprender e me sinto feliz a cada trabalho pronto. As almofadas de pescoço viraram xodó em casa. Todo mundo quer. Tenho ajuda da minha filha que pesquisa algo a mais na internet, vai comigo comprar os materiais (feltro, cola, enchimento). Como me faz bem essas oficinas. Já estou esperando a próxima”, contou a participante.
“É literalmente uma imagem que enche os nossos olhos, vê-los exibindo suas produções com tanta alegria, e participando de forma ativa das ações do Serviço de Convivência mesmo de forma remota. As peças confeccionadas e o conhecimento adquirido são novas possibilidades para a implementação da renda familiar, além de promover a valorização da pessoa idosa”, disse a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana.