*Colaborou Samuel Alvarenga - Ascom/Semsa
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realizou nesta sexta-feira (22) a entrega de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalhadores do aterro sanitário de Perema.
A programação contou ainda com palestra do Sebrae sobre o uso correto dos EPIs e a importância da organização cooperativista, além da parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que realizou aferição de pressão arterial e testes de glicemia, assim como contou com a presença da equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat).
Foram contemplados 32 catadores, sendo 18 da Cooperativa de Reciclagem (Coopresan) e 14 da comunidade Estrada Nova. Cada kit continha bota, blusa com manga, boné com proteção e luvas.
O diretor Daniel Santos, representando a Seaster, destacou o compromisso do Estado com a categoria: “Sempre é bom estar em Santarém, cidade bonita e acolhedora. Desde o ProCatador seguimos fortalecendo a política da reciclagem. Hoje, só com organização as cooperativas terão acesso às políticas e recursos, como o PAC Catador. Quem está organizado passa na frente,” observou o diretor.
A presidente da Coopresan, Maiara Frazão, agradeceu a parceria e reforçou a importância do cuidado com a saúde: “Que cada associado possa usar seu EPI com responsabilidade, porque ele é obrigatório e fundamental para a segurança da própria saúde. Só temos a agradecer a todos pela presença e apoio,” disse Maiara.
Durante a atividade, a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), representando a Semsa, reforçou a importância do uso adequado dos equipamentos, além da necessidade de substituição periódica, garantindo que os trabalhadores possam desempenhar suas funções com mais proteção e dignidade.
"Esses equipamentos são fundamentais para reduzir riscos, proteger vidas e valorizar uma atividade essencial para a cidade. Assistir e acompanhar os trabalhadores e trabalhadoras da reciclagem é parte do compromisso da Semsa em promover saúde e segurança para todos”, destacou Gregório Gamboa, coordenador da Visat.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, enfatizou a união entre Estado e município: “Hoje, entregamos 32 kits de EPI e contamos com vocês, Daniel, para que essa parceria continue. A Prefeitura de Santarém está sempre de portas abertas, construindo junto com o governo do Estado ações que tragam mais dignidade e oportunidades aos catadores,” agradeceu a secretária.
O vice-prefeito Carlos Martins, representando o prefeito José Maria Tapajós, destacou o valor econômico da reciclagem. “Resíduos sólidos não são lixo, são riqueza. O trabalho dos catadores é fundamental para transformar o que é descartado em fonte de renda. Precisamos valorizar e fortalecer cada vez mais esse esforço coletivo,” observou o vice.
A coordenadora Dhayara Rocha, também da Seaster, elogiou a atuação da Prefeitura no aterro sanitário: “Na vistoria realizada não encontramos crianças ou adolescentes no local. Santarém está de parabéns pelo trabalho desenvolvido, principalmente nas orientações e na prevenção ao trabalho infantil,” pontuo a coordenadora.
A equipe da Semtras também fixou cartazes e orientou os trabalhadores sobre a prevenção e o enfrentamento ao trabalho infantil no aterro.