Santarém encerrou neste sábado (30) as programações da Semana da Juventude e da Campanha Agosto Lilás, duas iniciativas que mobilizaram diferentes setores sociais e culturais ao longo do mês.
Organizada pelo Conselho Municipal da Juventude (Comjuven), presidido por Albany Brito, a Semana da Juventude trouxe como tema “Juventude em Movimento: Criatividade que Corre nas Veias”. Entre os destaques estiveram a 4ª Feira do Jovem Empreendedor, que reuniu 14 expositores e recebeu mais de 100 visitantes, apresentações culturais de K-pop, a 4ª Mostra de Cosplay, além de música, literatura, artesanato e cultura geek. Os empreendedores comemoraram boas vendas e maior visibilidade para seus negócios.
A jovem empreendedora Sara Evelyn, da loja Dona Sarita, participou pela primeira vez como expositora e aprovou a experiência:
“Foi bem interessante, conseguimos mostrar a loja, fizemos bastante vendas e divulgamos nosso site. Foi muito produtivo, eu gostei bastante.”
O público também aprovou a programação. Para a visitante Fernanda Vasconcelos, a feira foi uma oportunidade de conhecer novos talentos locais.
“Além de conhecer novos empreendedores, é uma grande oportunidade para eles conquistarem parcerias e clientes a longo prazo.”
O evento contou ainda com a presença do vereador e enfermeiro Joziel Colares, da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que ofereceu testes rápidos e aferição de pressão arterial.
Paralelamente, a Campanha Agosto Lilás, conduzida pelo Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres e coordenada por Noemi Moraes, trouxe o tema “Sua denúncia salva uma mulher”. As ações promoveram conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e ofertaram serviços como corte de cabelo, design de sobrancelhas e limpeza de pele.
Para Noemi Moraes, cada atividade reforçou a importância da denúncia.
“Encerramos o Agosto Lilás com a certeza de que cada iniciativa contribuiu para salvar vidas. A denúncia é um ato de coragem e solidariedade, capaz de interromper ciclos de violência e abrir caminhos para a liberdade das mulheres.”
O presidente do Comjuven, Albany Brito, destacou a força da juventude.
“Tivemos cultura, empreendedorismo, debates e muita participação. É esse movimento vivo que queremos fortalecer, dando oportunidades para que a juventude seja protagonista.”
Já a secretária Celsa Brito avaliou agosto como um marco de integração.
“Mostramos que trabalhar de forma intersetorial é o caminho para garantir cidadania, proteção e desenvolvimento social. Essas iniciativas fortalecem direitos e criam novas oportunidades.”