Conhecimento, emprego e renda, essas foram as palavras-chave da manhã desta sexta-feira, 27, para 20 mulheres usuárias do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Urumari.
Através da Prefeitura de Santarém, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), elas tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de capitonê, uma técnica de confecção em tecido ou outros materiais que oferece desenho gráfico produzida através de quadrados retos, riscados e costurados para delinear formas geométricas ou orgânicas.
Valcilene Sousa, usuária do Cras, destacou o aprendizado. “Aprendi e gostei. Pra quem não sabia nem pegar uma agulha, aprendi muito. Aprendi uma nova profissão e ainda aprendi bastante sobre interação. Foi muito maravilhoso, foi uma terapia.”, disse.
A instrutora do curso, Marilene Batista, falou sobre a necessidade de formar novas profissionais.
“Essa é uma técnica que pode ser usada na confecção de vários produtos. Vários modelos foram confeccionados pelas alunas nessas aulas. Estivemos aqui criando, fazendo arte. Agradeço, em nome do Senar, a Prefeitura de Santarém, por mais esse projeto concluído.”, disse.
O curso teve o objetivo de contribuir com a geração de renda de famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Muito lindo poder ver no decorrer do curso alguns participantes auxiliando o colega que estava com dificuldade de desenvolver atividades. O incentivo a união da turma. Mas que no final tudo ficou perfeito.”, destacou a coordenadora do Cras, Ingred Aguiar.
"Sabemos o quanto as mulheres enfrentam desafios diariamente na sociedade, muitas vezes deixando de lado seus sonhos e tendo sua autoestima totalmente atingida. Esses momentos tem por objetivo, além de resgatar a autoestima dessas mulheres, despertar possibilidades de empreendedorismo, formas de implemento da renda e vislumbrar um futuro melhor para cada uma delas.", ressaltou Sandra Santana, secretária de trabalho e assistência social.