1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Emoção marca certificação do curso básico de panificação ofertado pela Prefeitura de Santarém
Emoção marca certificação do curso básico de panificação ofertado pela Prefeitura de Santarém Autor: Agência Santarém

Emoção marca certificação do curso básico de panificação ofertado pela Prefeitura de Santarém

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
A cerimônia aconteceu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam). 16 jovens receberam o certificado.

As palavras de Adriana Cardoso, uma das alunas do curso de panificação, emocionaram todos os presentes na certificação, na manhã desta quinta-feira, 24. 

 

 

 

A Certificação foi o momento de encerramento do curso, ofertado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social (Semtras), através do Programa de Qualificação Profissional.

 

“É com muita satisfação, com muito orgulho, que eu consegui chegar até aqui. Em meio a muitas dificuldades e luta. Pra quem conhece a minha história sabe. Quero agradecer ao Cras e o Maria do Pará, que me deu essa oportunidade e me abraçou no momento que eu mais precisei. No Cras Maracanã, que é o bairro onde eu moro, tinham pessoas que acreditaram em mim e hoje eu cheguei até aqui. Ontem eu comecei a vender o pão que eu aprendi fazer no curso e me encontrei para sustentar minha casa, minhas filhas. Tenho 4 filhas e com muito orgulho, eu agradeço a todos você”, contou a participante.

 

Legenda da foto: A participante Adriana agradeceu a oportunidade. 

Nesse primeiro curso, dezesseis jovens, entre 17 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, usuários dos serviços da Semtras, do Centro Maria do Pará, Creas e Cras tiveram a oportunidade de aprender sobre a panificação básica, no período de 31 de janeiro a 15 de fevereiro.

 

Além de qualificar e ensinar as práticas da panificação, o curso ofereceu uma visão empreendedora aos alunos, formação humana e empreendedorismo, contemplando a parte teórica e prática da panificação. Os jovens também receberam informações sobre microcrédito e sobre o programa “Empodera do Banpará”.

 

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, lembrou que foram muitas articulações para chegar a certificação. Ela agradeceu a todos os parceiros e amigos que abraçaram esse projeto desafiador para atender uma grande demanda nesse mercado e sobretudo as Secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Industria, Comércio e Tecnologia (Semdec) e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). 

“O importante, dentro da gente, é quando diz um “sim” pra missão. Todos nós temos muitas dificuldades, temos muitas situações, e a gente que faz esse atendimento junto com vocês, parabeniza vocês que disseram um “sim” para vencer esses desafios, a gente precisa do sim de vocês, de querer, de enfrentar e de multiplicar os talentos. Vocês têm potencial, têm força de vontade, são jovens. O importante é esse sim. O importante é esse começo. Deixa que a gente vai correr atrás de recursos, de parcerias, para ajudar cada vez mais vocês.”, destacou Celsa.

 

Legenda da foto: A secretaria Celsa Brito entregou os certificados aos profissionais. 

Foram parceiros do curso, a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Industria, Comércio e Tecnologia (Semdec), Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Pará (Sipicop), Ministério Público do Trabalho (MPT), Louis Dreyfus Company (LDC), Universidade da Amazônia (Unama) e Trigo Rosa Branca. 

Legenda da foto: As delícias produzidas pelos participantes foram expostas na certificação. 

“Hoje a gente se alegra, pois a gente presencia a realização de um projeto muito bonito. O Sipicop é parceiro desse projeto e vê isso como uma oportunidade, uma vez que a gente vê a oportunidade de novos colaboradores, novos profissionais na área de panificação. Os participantes do curso terão oportunidade de desenvolver esses talentos dentro das nossas empresas do Sindicato e, consequentemente, eles terem o trabalho e nós termos o profissional da área”, reforçou Gilmar Pastana, vice-presidente do Sipicop.

 

A Chefe de Planejamento e Políticas Públicas da Semtras, Roselene Andrade, contou que o próximo passo para os participantes do curso de panificação básica será a participação em um novo módulo, o de confeitaria. “É importante avançar para um módulo de confeitaria, para que a gente consiga ter um profissional preparado para as exigências do mercado” disse Roselene.

 

“A gente, que está na administração pública, a gente ter que cuidar da cidade, das ruas, praça, mas acima de tudo, principalmente através da Semtras, a nossa missão maior e mais nobre é cuidar das pessoas. Quando a gente se articula, a gente busca parceiros, é justamente pensando nas pessoas que precisam de qualificação para o mercado de trabalho, que precisam de renda para sobreviver e a gente busca criar esse cenário para ajudar vocês.”, destacou o Prefeito Nélio Aguiar.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.