O último local a receber a programação de culminância das ações de enfrentamento ao trabalho infantil foi a Vila Curuai, em Lago Grande, neste sábado, 22. Emoção e diversão foram as palavras que definiram as belíssimas apresentações no show de talentos. Os jurados tiveram muita dificuldade de conseguir escolher o primeiro lugar, pois todos os mereciam.
Cada detalhe, desde o figurino, letras das músicas, danças, interpretações deixaram o público e os visitantes empolgados com o trabalho realizado para o grande dia que marcou principalmente a mensagem de que “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”.
A programação de culminância das ações de enfrentamento ao trabalho infantil, realizada este ano pelo Projeto 'MPT nas Escolas', foi voltada para escolas participantes do projeto que disseminaram a importância de enfrentar o trabalho infantil em toda a região, seja na cidade, planalto ou região ribeirinha.
Na Vila Curuai, participaram as escolas Sansão Bento Lourido, São Vivente, Frei Gilberto Wood e Tiago Xistos Aragão. Cada escola contou com a apresentação de 40 alunos que abordaram a temática de enfrentamento ao trabalho infantil de diversas formas.
Os vereadores Alba Leal e Didi Feleol acompanharam toda a programação na Vila.
João Sousa, agente distrital da vila, parabenizou a todos pela programação contemplando a região de rios.
“Parabenizamos os diretores, professores, alunos, de todas as escolas, os pais que vieram prestigiar as atividades. Feliz com as lindas apresentações. Nós, em nome da Prefeitura de Santarém, estamos sempre a disposição para ajudar, principalmente, para o desenvolvimento de nossas crianças,” disse o agente distrital.
O representante da Trupe Jurídica Erik Brendon também parabenizou a organização do evento. “Parabenizamos a todos por essa atividade. É importantíssimo esse tema que traz a mensagem de que criança deve estar estudando, de estar na escola e não trabalhando, todos nós devemos apoiar esta causa,” observou Erik.
Representando a Secretária Municipal de Educação, professora Maria José Maia, Claíde Marques parabenizou a todos pelas brilhantes apresentações das escolas.
“Todas as escolas participantes, direção professores, pais, crianças, de Santarém, Alter do Chão e aqui do Curuai, estão de parabéns pelas apresentações que levaram a importante mensagem de que criança não deve trabalhar e sim estudar infância é para sonhar.”
Além de Claíde, a coordenadora do MPT nas Escolas, Lidiane Maia Leal, e outras servidoras da Semed acompanharam todas as culminâncias.
“Um dia de muita emoção. É o que define as apresentações trazidas pelas escolas de Vila Curuai. É muito lindo ver o quanto a comunidade e, principalmente, a comunidade escolar aderiu à campanha de erradicação ao trabalho infantil e o quanto toda a comunidade está orientada sobre esta temática. Foi possível ver a entrega de todos para passar a sua mensagem e, ao mesmo tempo, destacar as consequências irreparáveis na vida de quem sofre trabalho infantil. Foi três momentos incríveis que foram possíveis graças ao empenho de todos os nossos parceiros, a equipe das AEPETI, Semed, Semtras, MPT, TRT, OAB, Unama, Trupe jurídica. Finalizamos as culminâncias com o coração cheio de gratidão e com a certeza de que os nossos objetivos foram atingidos,” avaliou Sandra Santana, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
A culminância das ações foi realizada, além de Santarém, na quarta-feira, 19, na vila de Alter do Chão com escolas da vila e do Eixo Forte: Escola Municipal Antônio de Sousa Pedroso, Maria do Rosário, Sagrado Coração de Jesus.
A juíza do trabalho, Giovanna Dourado, esteve acompanhando a ação em Alter do Chão e destacou a importância do debate sobre o combate ao trabalho infantil. “Adorei as apresentações, coisa mais linda, fiquei muito tocada por uma das apresentações em que as crianças chegaram amarradas e recitaram um poema que no final elas com o estudo conseguiam a liberdade, e, é isso. É estudar e se sentir sempre livre, é estudando que nós chegamos a todo lugar que quisermos, declarou a magistrada.
O show de talentos premiou as escolas mais votadas pelos jurados presentes, durante a ação mais de 600 alunos receberam Kits Escolares.
A programação foi uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras), de Educação (Semed), das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (TRT 8ª), OAB Universitária, Ladus Unama e Trupe Jurídica.