A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram um curso de Sandálias decoradas para 40 usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (Paif).
A atividade foi realizada em duas turmas com 20 integrantes cada. A primeira turma teve aulas do dia 11 ao dia 15, e a segunda do dia 18 ao dia 22 de julho.
De acordo com a coordenadora Jaciara Simões o curso teve o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos participantes através de práticas que possam gerar renda, visando à inserção no mercado de trabalho a partir de novas oportunidades de geração de renda familiar. “Foram duas semanas de muito aprendizado, trocas de experiências e diversão entre os participantes. Foi possível notar o quanto foi proveitoso para todos, inclusive muitas mulheres que estavam realizando o curso mostraram seu trabalho para outras pessoas e venderam as sandálias que confeccionaram, gerando assim renda para sua família. Fico muito feliz em participar desses momentos em que o Cras e os parceiros como o Senar proporcionam cursos como esses que contribuem não só na geração de renda, mas no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.”
Marilene Batista Ferreira foi a instrutora do curso. "Foi uma turma muito comprometida com o aprendizado, o Senar agradece a oportunidade de fazer este momento no Cras Nova República e que venham novos cursos para oportunizar uma vida melhor a estas famílias."
A participante Andrea Marta Costa Ferreira, 45 anos, contou que participa do Centro a exemplo de seus pais e que gostou muito de aprender no curso. "Este curso foi ótimo pra mim, pois vai me oportunizar uma renda extra."
Francilene Santos de Lima está há 3 meses sendo acompanhada pelo Cras e também aproveitou a oportunidade. "O curso só veio a acrescentar o que eu já sabia e está sendo bom, eu já trabalho com artesanato e este também irá gerar renda para minha família."
"A inserção no mercado de trabalho é uma das barreiras na vida de muita gente e poder fazer algo que contribua para o sustento da família se faz necessário, pois oportuniza a inserção no mercado de trabalho bem como a chance de abrir novos caminhos aos que encontram-se em vulnerabilidade social", observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.