O Comitê Gestor Emergencial que atua na pauta do acolhimento de refugiados venezuelanos de Santarém reuniu-se nesta sexta-feira (08), no Centro de Informação e Educação Ambiental (Ciam) para alinhar estratégias sobre o aumento da migração no município.
"Esse momento foi muito importante, pois a gestão municipal está preocupada com o grande aumento do fluxo migratório, e busca trabalhar estratégias para atender da melhor forma esta demanda", avaliou a presidente do comitê Glaucya Fiori.
Ficou definido que as reuniões serão realizadas a cada dois meses nas últimas sextas-feiras de cada mês.
“Desde setembro de 2017, o município acolhe refugiados venezuelanos em sua maioria da etnia Warao em nosso município, e desde então, avançamos nesse acolhimento e nos tornamos referência no Brasil com este serviço. Agradecemos o apoio das instituições que compõem o comitê. Haja vista ser muito importante que continuemos discutindo as formas de como superar desafios que surgem nesse acolhimento”, agradeceu Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Participaram da reunião, representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ufopa, Secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e Educação (Semed).