3. Assistência Social
  4. Comitê gestor de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes inicia implementações para atuação em Santarém
Comitê gestor de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes inicia implementações para atuação em Santarém Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autoria: Geisa de Oliveira

Instituições governamentais e não-governamentais reuniram-se nesta semana para formar o comitê gestor de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O comitê foi instaurado em virtude do lançamento do fluxo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunha de violência instituído conforme a lei 13.431/ 2017, que norteia as ações da rede de defesa e proteção nos procedimentos, competências e articulações das instituições do sistema de garantia de direitos  no município de Santarém, principalmente no processo da escuta qualificada.

O comitê é composto por instituições governamentais e não governamentais, sociedade civil como os órgãos da segurança pública, Delegacia da Criança e do Adolescente (DEACA),  Polícia Militar, Ministério Público e Judiciário.

De acordo com a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Marileuda Cunha, o comitê irá analisar e trabalhar o andamento do fluxo de atendimento de crianças ou adolescentes testemunhas ou vítimas de abuso ou exploração sexual, que devem estar totalmente implementados até dezembro deste ano no município.

Comitê é composto por instituições governamentais e não-governamentais.

“Seguiremos agora com reuniões mensais para que possamos avançar nessa implementação. A próxima reunião será no dia 11 de agosto, às 15h”, disse Marileuda.

“Nossa preocupação com as crianças e adolescentes de Santarém é constante. Cada vez mais buscamos seguir o que determina a lei para ampliarmos por meio da intersetorialidade os atendimentos de forma adequada principalmente quando elas são expostas a violência ou abuso e exploração sexual. Mais um importante comitê é implementado e já inicia com seu trabalho, todos só temos a ganhar”, avaliou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.