A Câmara Municipal de Santarém realizou, nesta quarta-feira (17), uma sessão especial em comemoração aos 18 anos do Centro de Atendimento Social (Cas/Caec). A proposta foi do vereador Alexandre Maduro e destacou a importância do espaço, consolidado como referência em cidadania e prestação de serviços públicos.
Implantado em 2007, na gestão da prefeita Maria do Carmo Martins Lima, o Cas/Caec nasceu com o objetivo de centralizar serviços essenciais em um único espaço, garantindo mais agilidade, acessibilidade e dignidade à população.
Em 2014, no governo do prefeito Alexandre Von, sob a gestão da secretária Zuíla Wanghon, foi inaugurado o Centro de Atendimento Social I, ampliando a capacidade de atendimento. Já em 2020, na gestão do prefeito Nélio Aguiar e da secretária Celsa Maria Gomes de Brito Silva, o espaço passou por reforma estrutural e modernização, oferecendo melhores condições de trabalho e acolhimento.
Atualmente, o Cas/Caec disponibiliza serviços fundamentais à população, como:
-
Cadastro Único para Programas Sociais (inclusão, atualização e transferência de domicílio);
-
Atendimento social;
-
Emissão da Carteira de Identidade (RG);
-
Carteira de Trabalho Digital;
-
Carteira Interestadual do Idoso;
-
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
-
Atendimento da Caixa Econômica Federal.
O espaço também conta com parcerias estratégicas com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Polícia Civil, Vigilância Socioassistencial, Escritório Social e postos de emissão de documentos trabalhistas.
De janeiro a agosto de 2025, já foram realizados mais de 33 mil atendimentos, com destaque para a média mensal de:
-
1.078 cadastros no CadÚnico;
-
1.010 atendimentos sociais;
-
349 emissões de Carteira de Trabalho;
-
164 carteiras do idoso;
-
63 carteiras do autista;
-
162 cartões de estacionamento da SMT.
Reconhecimento e homenagens
Durante a sessão, autoridades ressaltaram o papel estratégico do Cas/Caec.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou que o espaço é sinônimo de inclusão, cidadania e dignidade, beneficiando milhares de famílias ao longo dos anos.
O coordenador do espaço, Aldo Luan, enfatizou a rotina intensa, com média de 200 atendimentos por dia:
“Cada atendimento transforma a vida de uma família. Os números impressionam, mas o impacto real está no sorriso de quem recebe um documento ou uma orientação que muda seu dia a dia.”
A gestora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Marcélia Guimarães, reforçou que o serviço é a porta de entrada para as principais políticas públicas do país, garantindo acesso a benefícios sociais de forma ágil.
O vereador Alexandre Maduro, autor da homenagem, ressaltou que o Cas/Caec é símbolo da política de assistência social em Santarém e defendeu a ampliação do espaço para dobrar a capacidade de atendimentos.
Ao final da sessão, 34 pessoas foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados à comunidade santarena.