1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Agosto Lilás realiza ‘Maria da Penha vai a feira’ em atuação no enfrentamento à violência contra a mulher
Agosto Lilás realiza ‘Maria da Penha vai a feira’ em atuação no enfrentamento à violência contra a mulher Autor: Agência Santarém

Agosto Lilás realiza ‘Maria da Penha vai a feira’ em atuação no enfrentamento à violência contra a mulher

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Mercadão 2000 recebeu a ação
Ação também vai contemplar outras feiras da cidade 


A Campanha Agosto Lilás de enfrentamento à violência contra a mulher está atuando com ações em diversos locais da cidade durante o mês corrente. Neste sábado, 20, ocorreu o projeto 'Maria da Penha vai a Feira’ que levou à Feira do Mercadão 2000, informações sobre os tipos de violência contra a mulher e os canais de denúncia. 

A ação é uma realização da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará em parceria com a rede de defesa e proteção das mulheres de Santarém.

Feirantes e clientes foram orientados e também turistas que estavam visitando o local, como a Amarilda Stefanuto Camieque, natural do município de Castro no estado do Paraná. Ela é psicóloga de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), na zona Rural de sua cidade natal e parabenizou a ação. 

Amarilda e o esposo 

“Fiquei muito feliz em receber essas orientações. Gostei bastante de ver a atuação dos profissionais que estão em um grande quantitativo. Penso que é muito importante ações como esta que pra mim é uma excelente forma de passar conhecimentos para as pessoas, esse contato direto", argumentou Amarilda. 

A turista Rosali Senra é natural do estado da Bahia e também participou da ação. Ela pontuou que as mulheres e toda a sociedade devem se unir para combater a covardia. 

Roseli uniu-se a ação 

“Vim a feira e encontrei esse movimento de defesa das mulheres, uma ação contra o feminicídio e contra a violência à mulher e achei essencial a execução. As mulheres têm que saber que principalmente devem ter cuidado com seus maridos, namorados e filhos que podem ser violentos. Homens que são violentos são covardes. A mulher naturalmente é um ser que gera, que amamenta, que cria, que cuida, a mulher não é da violência, ela é parceira, ela contribui, ela constrói e não merece ser violentada de nenhuma maneira, nem física e nem psicológica. Não se trata mulher com violência, mulher deve ser tratada com amor, carinho, atenção, com compartilhamento e parceria", argumentou Rosali. 

A coordenadora do Centro Maria do Pará, Poliana Braga, destacou a importância da campanha que é intensificada no mês de agosto, mas que ocorre durante todo o ano com o trabalho diário do Centro no acompanhamento às mulheres vítimas de violência.

Poliana Braga repassa informações a feirantes 

“Esta ação é muito importante, pois estamos aqui na feira para sensibilizar o maior número de pessoas. Nosso trabalho é acompanhar as mulheres de 18 a 59 anos que vivenciam a violência doméstica em relacionamentos abusivos, recebem ameaça, são proibidas, intimidadas, quando ele não a deixa usar a roupa que ela quer, a maquiagem, proíbe ela de fazer atividade física, de estudar, entre outros. O Maria faz o acompanhamento com psicóloga, advogada, pedagoga e assistente social e também realiza todos os tipos de encaminhamentos necessários à rede de defesa e proteção", explicou a coordenadora.

“Nós agradecemos a todos que estiveram no Mercadão 2000 neste sábado fazendo a divulgação da campanha que destaca o tema: sua atitude salva. Quanto mais avançarmos nessas informações mais mulheres serão salvas da violência vivida. É dever de todos nós cuidar das mulheres de nossa cidade", salientou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Toda a rede de defesa e proteção esteve presente 

Estiveram participando da ação coordenadores das Proteções Sociais Básica e Especial da Semtras, assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência, Centro Maria do Pará, Conselho da Condição Feminina, Centro Regional de Governo, Patrulha Maria da Penha, ParaPaz, Comissão da Mulher da OAB/Subseção Santarém e Secretaria de Saúde.

Confira a programação:

DATA HORARIO LOCAL ATIVIDADE

22/08 09h às 11h Palestra no Centro POP Usuários do PAIF

22/08 14h às 16h Palestra no Abrigo CAAF Famílias abrigadas

23/08 07h30 às 12h Comunidade Tiningu - Quilombola Público em geral

24/08 07h30 às 12h Comunidade Tabocal - Planalto Público em geral

24/08 19h Live promovida pela LADUS – UNAMA com a Advogada do Centro do Maria do Pará Natasha Lazaretth e Dra. Carolina Cerqueira da Vara de Violência doméstica. Público em geral

25/08 09h às 11h Palestra no CRAS Ribeirinho Grupo dos PAIF

25/08 8h Café da manhã na Casa da Saúde da Mulher Público em geral

25/08 14h às 16h Empresa da CARGIL Público em geral

26/08 09h às 11h Escola de Artes (SEMED) Diretores das escolas de RIOS

26/08 14h às 16h Diretores das escolas do Planalto e urbano

27/08 ---- Comunidade Lago Grande – Rios. Público em geral

30/08 09h às 11h Palestra no CRAS Ribeirinho

Ação Valoriza Mulher com Asses. Políticas Públicas para as Mulheres Grupo de Mulheres

30/08 14h às 16h Palestra no CREAS Usuários do PAEFI

30/08 14h às 16h Empresa do R Branco Público em geral

31/08 09h às 11h Palestra no CRAS Ribeirinho Usuários do Idosos

31/08 14h às 16h Empresa Avis Pará Público em geral

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.